Buscar

Nesse mesmo terreno, será construída uma casa térrea com área de 80 m². Após a análise inicial, foi encontrado solo adequado a 1 metro de profundid...

Nesse mesmo terreno, será construída uma casa térrea com área de 80 m². Após a análise inicial, foi encontrado solo adequado a 1 metro de profundidade, com solo constituído por argila compacta e nível da água a 7 metros de profundidade. Nesse cenário, indique qual tipo de fundação você escolheria para realizar o projeto de fundações e justifique a sua escolha.
O cliente precisa conhecer melhor como funciona a fundação que você escolheu para o projeto. Descreva, de maneira detalhada, a definição e o processo construtivo desse tipo de fundação.

Identificar o tipo de fundação mais adequado para o projeto de fundações.
Justificar a escolha do tipo de fundação.
Descrever de maneira detalhada a definição e o processo construtivo do tipo de fundação escolhido.

Essa pergunta também está no material:

RESPOSTA (16) 99704.1876 - MAPA - FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA
2 pág.

Fundações e Obras de Terra Faculdade CesumarFaculdade Cesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as características do solo descritas, a fundação mais adequada para a construção da casa térrea seria a fundação do tipo sapata corrida. A escolha se dá pelo fato de que a sapata corrida é uma fundação rasa, ou seja, é construída a pouca profundidade, o que é possível devido à boa capacidade de carga do solo encontrado a 1 metro de profundidade. Além disso, a sapata corrida é indicada para solos argilosos, como é o caso, pois distribui a carga da construção de maneira uniforme, evitando que o solo sofra deformações excessivas. A sapata corrida é uma fundação em que uma viga de concreto armado é construída ao longo do perímetro da construção, apoiada diretamente no solo. Essa viga é dimensionada para suportar a carga da construção e distribuí-la de maneira uniforme no solo. Em seguida, são construídas as sapatas, que são blocos de concreto armado que se apoiam na viga e servem para distribuir a carga da construção de maneira uniforme no solo. As sapatas são construídas em pontos estratégicos, como nos cantos da construção e em pontos intermediários, de acordo com o projeto estrutural.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais