Buscar

um dos padrões de arquitetura mais utilizados para o desenvolvimento de aplicações web é o padrão arquitetural MVC.Quais são os tres componentes qu...

um dos padrões de arquitetura mais utilizados para o desenvolvimento de aplicações web é o padrão arquitetural MVC.Quais são os tres componentes que compoem esse padrão arquetetural?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller) é composto por três componentes: 1. Model: representa a camada de dados da aplicação, responsável por gerenciar o acesso, manipulação e validação dos dados. 2. View: representa a camada de apresentação da aplicação, responsável por exibir os dados ao usuário final. 3. Controller: representa a camada de controle da aplicação, responsável por receber as requisições do usuário, processá-las e enviar as respostas adequadas para a View e o Model.

0
Dislike0
User badge image

G Guise

O padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller) é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicações web e divide a aplicação em três componentes principais:

  1. Model (Modelo): O modelo representa a camada de dados da aplicação. Ele é responsável por gerenciar o acesso aos dados, realizar operações de validação, lógica de negócios e persistência. Em uma aplicação web, o modelo geralmente corresponde às classes Java que representam objetos de negócio e interagem com o banco de dados.
  2. View (Visão): A visão é responsável pela apresentação dos dados ao usuário. Ela exibe a interface gráfica ou a representação visual dos dados ao usuário final. Em uma aplicação web, a visão geralmente corresponde às páginas HTML, CSS e JavaScript que são renderizadas no navegador do cliente.
  3. Controller (Controlador): O controlador é responsável por receber as requisições do usuário, interagir com o modelo para obter ou modificar os dados necessários e selecionar a visão adequada para apresentar a resposta ao usuário. Ele atua como um intermediário entre o modelo e a visão, gerenciando o fluxo de dados e eventos na aplicação. Em uma aplicação web, o controlador geralmente corresponde aos servlets, controladores de frameworks como Spring MVC, ou funções em frameworks front-end como React ou Angular.

Esses três componentes trabalham em conjunto para criar uma arquitetura organizada e separada de preocupações (separation of concerns), facilitando o desenvolvimento, manutenção e escalabilidade das aplicações web.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais