Buscar

Leia o excerto de texto: “O Império Bizantino, conhecido como Império Romano do Oriente, que durou séculos depois da queda de Roma, conseguiu, co...

Leia o excerto de texto:



“O Império Bizantino, conhecido como Império Romano do Oriente, que durou séculos depois da queda de Roma, conseguiu, com grande resistência, sobreviver diante dos contrastes, das guerras e das populações bárbaras nômades”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARDE NETO, Emilio. Islamismo: História, Cultura e Geopolítica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p.83.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Islamismo: História, Cultura e Geopolítica, sobre o aspecto que revela a fraqueza do Império Bizantino, assinale a alternativa correta:

AO império era multiétnico e multicultural, representavam um ponto de fraqueza e tensão. Alto custo para manter a infraestrutura e os custos militares para resistir os turcos seljúcidas.

BCristãos e muçulmanos viviam em constante contato e comercializavam em todo o Mar Mediterrâneo e nas ramificações da Rota da Seda, isso enfraquecia o império Bizantino.

CDevido ao expansionismo cristão em direção ao Oriente, e as constantes tentativas de reconquistar Jerusalém acabou enfraquecendo o Império Bizantino.

DO que enfraqueceu o Império Bizantino foi uma crise do poder político, uma vez que não aderiu o modelo de monarquia, mas com um governo com soberanos e senhores feudais.

EA maior fraqueza do Império Bizantino era o seu exército despreparado devido a um grande período de paz.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "O império era multiétnico e multicultural, representavam um ponto de fraqueza e tensão. Alto custo para manter a infraestrutura e os custos militares para resistir os turcos seljúcidas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais