Buscar

Marília e Dirceu são casados sob o regime de comunhão parcial de bens. Dirceu se tornou réu em ação penal pela prática de fatos tipificados como co...

Marília e Dirceu são casados sob o regime de comunhão parcial de bens. Dirceu se tornou réu em ação penal pela prática de fatos tipificados como corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa, e teve contra si decretada a medida assecuratória incidente sobre o apartamento adquirido na constância da sociedade conjugal. Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

A medida assecuratória pode recair sobre bens de origem lícita, caso tenha por fundamento assegurar o pagamento de multa e custas processuais.
Marília, por não ser ré no processo, não pode ter seu patrimônio atingido pelas medidas constritivas, o que torna incabível a indisponibilidade sobre bens.
Marília, por não ser ré no processo, poderá ter seu patrimônio atingido pelas medidas constritivas, o que torna cabível a indisponibilidade sobre bens.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

IMG_0799
1 pág.

Questões Centro Universitário Moacyr Sreder BastosCentro Universitário Moacyr Sreder Bastos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas a afirmativa III está correta. Isso ocorre porque, no regime de comunhão parcial de bens, os bens adquiridos na constância do casamento são considerados bens comuns do casal, ou seja, pertencem a ambos. Portanto, a medida assecuratória pode recair sobre o apartamento adquirido na constância da sociedade conjugal, atingindo tanto Dirceu quanto Marília. Já a afirmativa I está incorreta, pois a medida assecuratória pode recair apenas sobre bens de origem ilícita, não sobre bens de origem lícita. E a afirmativa II também está incorreta, pois Marília pode ter seu patrimônio atingido pelas medidas constritivas, já que os bens adquiridos na constância do casamento são considerados bens comuns do casal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais