Buscar

A Administração Pública tem, como características principais, todo um aparato estruturado para realizar serviços públicos, visando à satisfação das...

A Administração Pública tem, como características principais, todo um aparato estruturado para realizar serviços públicos, visando à satisfação das necessidades da população, ou seja, da coletividade, almejando sempre o bem comum” (CAMILO; STRUETT, 2021, p. 47). O Estado apresenta uma estrutura organizacional composta pelos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, cada poder tem as suas especificidades e particularidades, sendo responsáveis pela gestão, fiscalização e elaboração de leis e por julgar, sob o ponto de vista legal, as ações de pessoas civis e jurídicas. Esses poderes se organizam por meio de três níveis: Federal, Estadual e Municipal.

 

Fonte: CAMILO, E.; STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2021.

 

Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a que indica corretamente como se definem os três poderes do Estado — Executivo, Legislativo e Judiciário:

Alternativas


Alternativa 1:


O Poder Executivo deve elaborar as leis, o Poder Legislativo faz a gestão pública, e o Judiciário aplicar as leis aprovadas.


Alternativa 2:


O Poder Legislativo deve aplicar a lei a um caso concreto, o Judiciário é representado pelo Congresso Nacional, enquanto o Executivo deve legislar e fiscalizar.


Alternativa 3:


O Poder Legislativo deve aplicar a lei a um caso concreto, o Judiciário tem a função de administrar os interesses da nação, enquanto o Executivo deve legislar e fiscalizar.


Alternativa 4:


Os representantes do Poder Legislativo têm como função típica administrar a coisa pública, o Judiciário tem a função de administrar os interesses da nação, enquanto o Executivo deve legislar e fiscalizar.


Alternativa 5:


O Poder Legislativo deve elaborar e aprovar projetos e leis e fiscalizar as atividades públicas, o Judiciário deve aplicar as leis aprovadas, enquanto o Executivo deve administrar o Estado a partir da Administração Pública.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que indica como se definem os três poderes do Estado - Executivo, Legislativo e Judiciário é a Alternativa 5: "O Poder Legislativo deve elaborar e aprovar projetos e leis e fiscalizar as atividades públicas, o Judiciário deve aplicar as leis aprovadas, enquanto o Executivo deve administrar o Estado a partir da Administração Pública."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais