Buscar

A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa: I. A Revolução Russa de 1917 foi um movimento liderado pelos bolcheviques,...

A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:

I. A Revolução Russa de 1917 foi um movimento liderado pelos bolcheviques, que resultou na tomada do poder pelos sovietes.
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I, III e V. Justificativa: I. A Revolução Russa de 1917 foi liderada pelos bolcheviques, que resultou na tomada do poder pelos sovietes. III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução. V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a Revolução Russa não foi um movimento liberal e Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, mas não da forma como foi descrita.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais