Buscar

Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele co...

Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes. Isto se explica pela ausência de movimentos de libertação nacional naquelas colônias. pelo pacifismo dos líderes Agostinho Neto, Samora Machel e Amílcar Cabral. pela suavidade da dominação lusitana baseada no paternalismo e na benevolência. pelos acordos políticos entre Portugal e África do Sul para manter a dominação. pela instransigência do salazarismo somente eliminada com a Revolução de Abril de 1974.

Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África.
Angola, Moçambique e Guiné-Bissau foram os últimos países daquele continente a se tornarem independentes.
A ausência de movimentos de libertação nacional não explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África.
A suavidade da dominação lusitana baseada no paternalismo e na benevolência não explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África.
Os acordos políticos entre Portugal e África do Sul não explicam a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África.
A instransigência do salazarismo explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África.
a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) V e VI estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas a afirmativa II está correta. A ausência de movimentos de libertação nacional não explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África. A suavidade da dominação lusitana baseada no paternalismo e na benevolência não explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África. Os acordos políticos entre Portugal e África do Sul não explicam a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África. A instransigência do salazarismo explica a resistência de Portugal ao processo de descolonização na África.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais