Buscar

Em 1933, a revista “Time” – como se constata pela reprodução da capa – homenageou, como “Homens do Ano”, Itzak Rabin e Yasser Arafat, Nelson Mandel...

Em 1933, a revista “Time” – como se constata pela reprodução da capa – homenageou, como “Homens do Ano”, Itzak Rabin e Yasser Arafat, Nelson Mandela e Frederik de Klerk, homens que negociaram acordos, extremamente importantes no processo de paz no Oriente Médio e na África do Sul. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre este processo:

Na África do Sul, as leis racistas do apartheid limitavam os direitos dos negros, a maior parte da população do país.
O crescimento da luta contra o racismo e a forte oposição internacional, contribuíram para que o presidente Frederik de Klerk libertasse Mandela e revogasse as leis do apartheid, iniciando o processo que traria a paz à África do Sul.
A luta entre judeus e palestinos tornou-se mais intensa com a criação do Estado de Israel. No final da década de 1980, eclodiu a rebelião palestina, conhecida como Intifada, severamente reprimida pelo exército israelense.
Eleito primeiro ministro, Itzak Rabin, após meses de negociações assinou um acordo de paz com a OLP, liderada por Yasser Arafat.
Os acordos que estabeleceram a retirada das tropas israelenses da Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jericó, trouxeram a definitiva paz à região onde hoje convivem pacificamente israelitas e palestinos.
O processo de paz na África do Sul pode ser interrompido pelas eleições ocorridas em 1999, em virtude do final do mandato do presidente Mandela, os brancos e a política do apartheid voltaram ao poder.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois a homenagem da revista Time ocorreu em 1993 e não em 1933. A afirmativa II está correta, pois as leis racistas do apartheid limitavam os direitos dos negros na África do Sul e a luta contra o racismo e a forte oposição internacional contribuíram para a revogação dessas leis e a libertação de Nelson Mandela. A afirmativa III está correta, pois a criação do Estado de Israel intensificou a luta entre judeus e palestinos e a rebelião palestina conhecida como Intifada foi severamente reprimida pelo exército israelense. A afirmativa IV está incorreta, pois Itzak Rabin não foi eleito primeiro ministro, ele foi nomeado pelo presidente de Israel. Além disso, os acordos de paz que ele assinou com a OLP liderada por Yasser Arafat não trouxeram a definitiva paz à região, pois o conflito entre israelenses e palestinos continua até hoje. A afirmativa V está incorreta, pois as eleições ocorridas em 1999 não interromperam o processo de paz na África do Sul, uma vez que as eleições presidenciais ocorreram em 1994 e o presidente Mandela deixou o cargo em 1999, após cumprir seu mandato.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais