Buscar

A Política Nacional de Medicamentos observa e fortalece os princípios e as diretrizes constitucionais e legalmente estabelecidos, explicitando, alé...

A Política Nacional de Medicamentos observa e fortalece os princípios e as diretrizes constitucionais e legalmente estabelecidos, explicitando, além das diretrizes básicas, as prioridades a serem conferidas na sua implementação e as responsabilidades dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) na sua efetivação.


Sobre a Política Nacional de Medicamentos e suas diretrizes, analise as asserções que seguem:  


I. a Política Nacional de Medicamentos (PNM), foi aprovada por meio da Portaria no. 3916/1998.

II. O respeito aos princípios do SUS no que tange ao acesso universal, igualitário e integral deve ser aplicado à assistência farmacêutica. 

III. O Estado deve prover a população de assistência farmacêutica através do SUS;

IV. A disponibilização de medicamentos com qualidade, segurança e em quantidades suficientes não é atribuição específica do Estado. 

V. O estabelecimento de diretrizes terapêuticas em protocolos clínicos para normatizar a dispensação nos estabelecimentos farmacêuticos é obrigatório na rede particular, mas facultativo no SUS. 


Está(ão) correto(os) o que se apresenta em: 

A) Apenas I, II e III.

B) I, II, III, IV e V.

C) Apenas I,II e V.

D) Apenas I e III e IV

E) Apenas I, II, III e V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas I, II e III. Justificativa: I. A Política Nacional de Medicamentos (PNM) foi aprovada por meio da Portaria no. 3916/1998. Essa afirmação está correta, pois a PNM foi aprovada por meio dessa portaria. II. O respeito aos princípios do SUS no que tange ao acesso universal, igualitário e integral deve ser aplicado à assistência farmacêutica. Essa afirmação está correta, pois a assistência farmacêutica faz parte do SUS e, portanto, deve seguir seus princípios. III. O Estado deve prover a população de assistência farmacêutica através do SUS. Essa afirmação está correta, pois é dever do Estado prover a assistência farmacêutica à população por meio do SUS. As afirmações IV e V estão incorretas, pois a disponibilização de medicamentos com qualidade, segurança e em quantidades suficientes é atribuição específica do Estado e o estabelecimento de diretrizes terapêuticas em protocolos clínicos para normatizar a dispensação nos estabelecimentos farmacêuticos é obrigatório tanto na rede particular quanto no SUS.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais