Buscar

Os crimes contra o casamento são tipos penais que visam a manutenção do instituto como forma principal de constituição da família, partindo da lógi...

Os crimes contra o casamento são tipos penais que visam a manutenção do instituto como forma principal de constituição da família, partindo da lógica da relação monogâmica e formal tutelada pelo Estado.

Suponha que você é advogado e, considerando esse sistema familiar tradicional, você se depara com o seguinte caso:

João, após 10 anos de casado com Carla, com o consentimento da esposa, resolve abrir a relação conjugal para que ambos possam explorar novas formas de relacionamento.

Após alguns meses de abertura, Carla conhece Jorge, por quem se apaixona perdidamente. E em uma viagem de férias, decide se casar com Jorge.

Ao tentar solicitar documentos com o nome do segundo marido, Carla é surpreendida pelo impedimento deste segundo casamento.

Jorge, Carla e João, sem entender os entraves legais, procuram você para esclarecer as seguintes dúvidas:

a) Há, legalmente, algum óbice ao amor livre vivido pelo casal João e Carla?

b) A lei penal se aplica à relação de Carla e Jorge? Se sim, qual ou quais os tipos aplicáveis?

c) O casamento de Carla e Jorge é válido segundo a legislação civil?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não há nenhum óbice legal ao amor livre vivido pelo casal João e Carla, uma vez que a relação foi consentida por ambos. b) A lei penal não se aplica à relação de Carla e Jorge, pois não houve crime. No entanto, o segundo casamento de Carla é considerado bigamia, que é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. c) O casamento de Carla e Jorge não é válido segundo a legislação civil, pois Carla já era casada com João e não havia se divorciado antes de se casar novamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais