Buscar

Na escola, a Educação Física assenta suas práticas pedagógicas a partir da bagagem teórico-prática decorrente da cultura corporal de movimento (DAR...

Na escola, a Educação Física assenta suas práticas pedagógicas a partir da bagagem teórico-prática decorrente da cultura corporal de movimento (DARIDO, 2012). Dentre esses elementos, têm-se os jogos e as brincadeiras, os esportes e as lutas, bem como as danças e a ginástica (DARIDO, 2012). Na prática, é o esporte tradicional, especificamente o futebol, o conteúdo mais requisitado por uma grande parcela dos alunos, que, filhos da pátria das chuteiras e sujeitos à mídia, clamam por jogar bola nas aulas.

Como se não bastasse esse “clamor popular”, há, ainda, profissionais de Educação Física que se conformam com a prática alheia à teoria e cedem ao “rola a bola” quase que de forma predominante nas aulas. Esvaziada de sentido, a prática pedagógica perde a importância. Em contraposição, a teoria sem ancorar na prática também não resolve o dilema. Isso posto, no ambiente escolar, a sinergia entre a teoria e a prática parece ser a resposta para aqueles que almejam um corpo em movimento.

Em paralelo a isso, cabe ressaltar a importância da formação profissional em Educação Física, haja vista que esse espaço de intervenção requer do docente sólida bagagem acadêmica e científica. Não basta reproduzir; o professor é convidado a criar práticas pedagógicas carregadas de sentido, tendo como base a realidade enfrentada todos os dias em contexto escolar. Não menos importante que essa prerrogativa, tem-se, além da obrigatoriedade do diploma em consonância ao setor de atuação, o necessário credenciamento no Conselho Regional da profissão, assentando, dessa forma, sua prática nos trilhos da legalidade.


PERSPECTIVA DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Você, recém-graduado em Educação Física, foi contratado para atuar como professor em uma escola particular de ensino de sua cidade. Esportista desde sua adolescência, você escolheu a Educação Física para solidificar seu conhecimento prático na teoria, uma vez que você foi atleta de futebol e jogou em alguns times na categoria de base durante a juventude. Na ocasião da contratação nessa escola, você apresentou seu diploma de licenciatura e seu registro profissional em conformidade com a habilitação. A ideia era colocar em prática os conteúdos aprendidos durante a formação inicial em Educação Física. Todavia, seu sonho mesmo era trabalhar com treinamento físico, produzindo novos talentos para a categoria de base do futebol nacional. Por sua vez, assim como muitos egressos do curso, você, inicialmente, optou por atuar na escola, espaço tradicional de atuação do profissional de Educação Física desde os primórdios da profissão (FIGUEIREDO, 2016). Entretanto, após o encerramento do 1º bimestre letivo, periodo que coincidira com o término da 1ª unidade didática de esporte não convencional. você levantou os seguintes dados vinculados a sua prática docente:

ESCOLA CRIANÇA FELIZ (ECF) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Turmas: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Quantidade de turmas; n = 4 (1 turma por ano) Média de alunos por turma: n = 30 Qualidade da infraestrutura da escola: regular Qualidade do material didático: boa Participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar: 70% de regularidade Conteúdo mais requisitado pelos alunos: 1º) Jogar bola (isso significa, na escola, futsal); 2º) Voleibol para as meninas 3º) Parkour 4º) Cabo de guerra 5º) Queimada Observação: 10% dos alunos da turma apresentam atestado médico frequente, fato que inviabiliza a participação de todos durarite as aulas.... Agora, de acordo com o novo bimestre letivo, a unidade temática traz para discussão o esporte convencional (tradicional), abarcando a modalidade mais almejada pela criançada: o futebol.


Diante disso, seu desafio acerca do trabalho com o futebol dentro e fora da escola perpassa pelas seguintes questões:

a) Criar um esboço de aula para teorizar a prática do futebol na escola, o qual deve conter os seguintes itens: tempo de intervenção; conteúdo; introdução; objetivo; materiais didático-pedagógicos; vivência prática do conteúdo.

b) Conforme supracitado, sua vontade era atuar com treinamento físico em escolinhas de futebol voltadas à categoria de base. Todavia, seu diploma de licenciado não te habilita para tal intervenção profissional. Isso posto, como você pode transpor essa barreira e atuar como técnico desportivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Educação Física na escola tem como base a cultura corporal de movimento, que inclui jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginástica. No entanto, muitos alunos clamam por jogar futebol nas aulas, o que pode levar alguns professores a cederem a essa demanda em detrimento de outras práticas pedagógicas. É importante que haja uma sinergia entre teoria e prática na Educação Física escolar, e que os professores tenham uma sólida formação acadêmica e científica, além de credenciamento no Conselho Regional da profissão. O desafio de um professor de Educação Física é criar práticas pedagógicas carregadas de sentido, tendo como base a realidade enfrentada todos os dias em contexto escolar. Para trabalhar com futebol na escola, é necessário criar um esboço de aula que contenha tempo de intervenção, conteúdo, introdução, objetivo, materiais didático-pedagógicos e vivência prática do conteúdo. Já para atuar como técnico desportivo, é necessário ter uma formação específica na área, que não é contemplada pelo diploma de licenciatura em Educação Física.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais