Buscar

“O que é Protagonismo Juvenil? Quando falamos de protagonismo, nos referimos ao jovem como personagem central da sua vida. Não é sobre ter uma posi...

“O que é Protagonismo Juvenil? Quando falamos de protagonismo, nos referimos ao jovem como personagem central da sua vida. Não é sobre ter uma posição de destaque ou se sobressair aos demais, mas se enxergar como o ator principal na construção do seu Projeto de Vida, buscando um papel ativo e colaborativo na família, escola e comunidade. [...] O protagonismo é um dos pilares para a construção da autonomia”. “A autorresponsabilidade se refere à capacidade de assumir o controle sobre aquilo que acontece com a própria jornada. Quem mantém essa habilidade, compreende que quase tudo que ocorre de bom ou ruim na própria vida está associado às escolhas que se toma ao longo do caminho”. Sobre a autorresponsabilidade e o protagonismo no Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir: I. O protagonismo de nossas vidas acontece quando os outros seres humanos existem para nos servir e satisfazer nossas necessidades. II. A vida que levamos é resultado de nossos pensamentos, comportamentos e ações, por isso devemos ser protagonistas de nossas vidas. III. A autorresponsabilidade implica em culpar os outros por nossos resultados e não reconhecer que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos. IV. A autorresponsabilidade é a crença de que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos e que, portanto, somos os únicos capazes de mudá-la de forma benéfica, por exemplo. É correto o que se afirma em: A) II e IV, apenas. B) I, II, III e IV. C) I, II e III, apenas. D) III e IV, apenas.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) II e IV, apenas. A afirmativa I está incorreta, pois o protagonismo juvenil não se trata de ter outras pessoas a serviço de nossas necessidades, mas sim de assumir o papel principal na construção do próprio projeto de vida. A afirmativa II está correta, pois o protagonismo juvenil se refere a ser o ator principal na construção do próprio projeto de vida, buscando um papel ativo e colaborativo na família, escola e comunidade. A afirmativa III está incorreta, pois a autorresponsabilidade implica em assumir o controle sobre aquilo que acontece com a própria jornada, reconhecendo que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos. A afirmativa IV está correta, pois a autorresponsabilidade é a crença de que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos e que, portanto, somos os únicos capazes de mudá-la de forma benéfica.

3
Dislike0
User badge image

Donizete Valentim

II. A vida que levamos é resultado de nossos pensamentos, comportamentos e ações, por isso devemos ser protagonistas de nossas vidas.

V. A autorresponsabilidade é a crença de que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos e que, portanto, somos os únicos capazes de mudá-la de forma benéfica, por exemplo.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais