Buscar

Comentários A alternativa correta é a letra C. A questão aborda o tema do cadastro positivo dos consumidores. O cadastro positivo está previsto na ...

Comentários A alternativa correta é a letra C. A questão aborda o tema do cadastro positivo dos consumidores. O cadastro positivo está previsto na Lei 12.414/2011, que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito. Desse modo, o objetivo deste cadastro é trazer a lista dos consumidores considerados bons pagadores e, desta forma, conseguir alguns benefícios nas relações de consumo, conforme a seguir analisados. A redação original do art. 4º, caput, da Lei 12.414 estabelecia que inclusão do nome do consumidor no cadastro positivo estava condicionada a autorização prévia mediante consentimento informado por meio de assinatura em instrumento específico ou em cláusula apartada. Todavia, por força da Lei Complementar 166 de 2019, a referida autorização prévia do consumidor para ver seu nome incluído no cadastro de inadimplentes não existe mais. Para o Superior Tribunal de Justiça, a utilização de score de crédito não se trata de um banco de dados de cadastros de consumidores, mas um método estatístico de avaliação de risco. Desta forma, desnecessário qualquer consentimento do consumidor ou ainda qualquer necessidade de notificação prévia ao consumidor. Neste sentido: Súmula 550 – STJ - A utilização de escore de crédito, método estatístico de avaliação de risco que não constitui banco de dados, dispensa o consentimento do consumidor, que terá o direito de solicitar esclarecimentos sobre as informações pessoais valoradas e as fontes dos dados considerados no respectivo cálculo. Desse modo, no caso enunciado o consentimento prévio do consumidor consultado é desnecessário, mas a ele deve ser garantido o acesso às informações pessoais valoradas e às fontes dos dados considerados no cálculo do escore de crédito. Correta a alternativa C.

a) O consentimento prévio do consumidor consultado é desnecessário, mas a ele deve ser garantido o acesso às informações pessoais valoradas e às fontes dos dados considerados no cálculo do escore de crédito.
b) As informações pessoais valoradas são de autonomia do fornecedor e não precisam ser conhecidas pelo consumidor, pois são confidenciais.
c) O consentimento prévio do consumidor consultado é desnecessário, mas a ele deve ser garantido o acesso às informações pessoais valoradas e às fontes dos dados considerados no cálculo do escore de crédito.
d) As informações pessoais valoradas são de autonomia do fornecedor e não precisam ser conhecidas pelo consumidor, pois são confidenciais.

Essa pergunta também está no material:

OAB-39-Prova-Comentada-1_240116_133018
71 pág.

Oab Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O consentimento prévio do consumidor consultado é desnecessário, mas a ele deve ser garantido o acesso às informações pessoais valoradas e às fontes dos dados considerados no cálculo do escore de crédito." Isso porque, de acordo com a Lei Complementar 166/2019, a autorização prévia do consumidor para inclusão do seu nome no cadastro positivo não é mais necessária. Além disso, a Súmula 550 do STJ estabelece que o uso do escore de crédito dispensa o consentimento do consumidor, mas ele tem o direito de solicitar esclarecimentos sobre as informações pessoais valoradas e as fontes dos dados considerados no cálculo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais