Buscar

A ontologia é a ciência que procura responder às questões relativas ao ser. O ser nada mais é do que tudo o que podemos dizer ou pensar. Diante das...

A ontologia é a ciência que procura responder às questões relativas ao ser. O ser nada mais é do que tudo o que podemos dizer ou pensar. Diante das muitas indagações relativas ao ser, foram elaborados três tipos de respostas: a ontologia das ideias, a ontologia da substância e a ontologia do devir. Sobre essas três formas de resposta oferecidas pela ontologia, disserte sobre a principal característica de cada uma.
A ontologia da ideia é proveniente de Parmênides e define o ser como absoluto, completo em si mesmo, não tem falta de nada e nem excede, ele é e não há possibilidade de negar, pois com a negação do ser o mesmo deixaria de existir. Nesse sentido, o ser é expresso no pensamento.
A ontologia da substância provém de Aristóteles e defende a ideia de que não podemos conhecer o ser em si, mas nosso conhecimento resume-se a conhecer a substância do ser, pelo fato de ser impossível conhecer o UNO, mas o ser está expresso nas coisas.
A ontologia do devir teve origem em Heráclito, a resposta apresentada por esta corrente é que as coisas estão em constante mudança. Nesse sentido, a essência e a matéria são permanentes, mas o ser é expresso na mudança.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual - Hermenêutica
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A ontologia é uma área da filosofia que busca compreender o ser e suas características. Existem três tipos de respostas oferecidas pela ontologia: a ontologia das ideias, a ontologia da substância e a ontologia do devir. A ontologia das ideias, proposta por Parmênides, define o ser como absoluto, completo em si mesmo, não tem falta de nada e nem excede, ele é e não há possibilidade de negar, pois com a negação do ser o mesmo deixaria de existir. Nesse sentido, o ser é expresso no pensamento. A ontologia da substância, proposta por Aristóteles, defende a ideia de que não podemos conhecer o ser em si, mas nosso conhecimento resume-se a conhecer a substância do ser, pelo fato de ser impossível conhecer o UNO, mas o ser está expresso nas coisas. A ontologia do devir, proposta por Heráclito, apresenta a resposta de que as coisas estão em constante mudança. Nesse sentido, a essência e a matéria são permanentes, mas o ser é expresso na mudança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais