Buscar

Os objectivos do presente estudo visam uma melhor compreensão da Psoríase, de acordo com a perspectiva da teoria psicossomática psicanalítica consi...

Os objectivos do presente estudo visam uma melhor compreensão da Psoríase, de acordo com a perspectiva da teoria psicossomática psicanalítica considerando: 1) a presença de sintomatologia depressiva e de características alexitímicas nos indivíduos psoriáticos; 2) a influência de perturbações afectivas e distúrbios somáticos na manifestação de características alexitímicas e 3) a interferência de eventos traumáticos no aparecimento e/ou agravamento da doença psoriática. De acordo com os objectivos mencionados e considerando os conhecimentos anteriormente explorados, elaboraram-se as seguintes hipóteses de trabalho:
H1: Os indivíduos psoriáticos apresentam níveis mais elevados de sintomatologia depressiva e maior grau de alexitimia do que os indivíduos sem a mesma doença.
H2: Os sujeitos psoriáticos apresentam valores superiores nas componentes cognitivo-afectiva e somática do Inventário de Beck relativamente à componente auto-estima em comparação com os sujeitos sem a doença.
H3: A componente somática do Inventário de Beck é uma melhor preditora da alexitimia do que as componentes cognitivo-afectiva e auto-estima.
H4: Os indivíduos psoriáticos que apresentam valores mais elevados na componente somática do Inventário de Beck manifestam um maior grau de alexitimia comparativamente aos indivíduos sem a doença.
H5: As mulheres psoriáticas apresentam níveis mais elevados de sintomatologia depressiva do que os homens com psoríase.
H6: Os homens psoriáticos apresentam um maior grau de alexitimia comparativamente às mulheres com psoríase.
H7: Os indivíduos psoriáticos que sofreram eventos traumáticos apresentam maior sintomatologia depressiva e maior grau de alexitimia.

Essa pergunta também está no material:

Contribuição_para_a_compreensão_da_psoríase_a_partir_da_perspectiva
121 pág.

Psicologia Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é um trecho de um estudo que tem como objetivo compreender a psoríase sob a perspectiva da teoria psicossomática psicanalítica, considerando a presença de sintomas depressivos e características alexitímicas nos indivíduos psoriáticos, a influência de perturbações afetivas e distúrbios somáticos na manifestação de características alexitímicas e a interferência de eventos traumáticos no aparecimento e/ou agravamento da doença psoriática. A partir desses objetivos, foram elaboradas sete hipóteses de trabalho, que buscam relacionar a presença da doença com sintomas depressivos, alexitimia, autoestima, gênero e eventos traumáticos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais