Buscar

as relações da Psicopatologia com as outras áreas há uma variedade de abordagens e referenciais teóricos e Cheniaux afirma que “não há apenas uma P...

as relações da Psicopatologia com as outras áreas há uma variedade de abordagens e referenciais teóricos e Cheniaux afirma que “não há apenas uma Psicopatologia: são várias”, dividindo-as entre psicopatologias descritivas e explicativas. Fonte: CHENIAUX JR., E. Manual de Psicopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. p. 19. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação das psicopatologias, analise as afirmativas a seguir: I. As psicopatologias explicativas esclarecem sobre a etiologia, que é o conjunto de prováveis causas dos transtornos mentais. II. As psicopatologias explicativas se fundamentam nas abordagens psicodinâmica, cognitiva, existencial, biológica e social. III. As psicopatologias explicativas categorizam as experiências patológicas a partir das informações oferecidas pelos pacientes e pela observação clínica. IV. As psicopatologias explicativas são baseadas na semiologia, que é a área que estuda os símbolos e signos. V. As psicopatologias descritivas dão apoio à área de Psiquiatria clínica e, mais especificamente, à Psicopatologia fenomenológica.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a classificação das psicopatologias, as afirmativas corretas são: I. Verdadeiro. As psicopatologias explicativas buscam explicar as causas dos transtornos mentais, ou seja, sua etiologia. II. Verdadeiro. As psicopatologias explicativas se fundamentam em diversas abordagens teóricas, como a psicodinâmica, cognitiva, existencial, biológica e social. III. Verdadeiro. As psicopatologias explicativas categorizam as experiências patológicas a partir das informações oferecidas pelos pacientes e pela observação clínica. IV. Falso. As psicopatologias explicativas não são baseadas na semiologia, que é a área que estuda os símbolos e signos. V. Falso. As psicopatologias descritivas não dão apoio apenas à Psiquiatria clínica e à Psicopatologia fenomenológica, mas também a outras áreas da saúde mental.

0
Dislike0
User badge image

Edineide Magalhaes

As psicopatologias explicativas esclarecem sobre a etiologia, que é o conjunto de prováveis causas dos transtornos mentais. 



VERDADEIRO OU FALSO?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais