Buscar

Questão 1/10 - Acústica e Óptica Calcule a partir dos dados da situação a seguir: Um drone sobrevoa águas transparentes e detecta um submarino; ele...

Questão 1/10 - Acústica e Óptica
Calcule a partir dos dados da situação a seguir:
Um drone sobrevoa águas transparentes e detecta um submarino; eles estão alinhados verticalmente e a primeira medida registrada da profundidade do submarino é de 450m.
Fonte: questão elaborada pelo autor.

Considerando essas informações e o livro-base da disciplina de Acústica e Óptica, qual é a verdadeira profundidade do submarino sabendo que índice de refração da água é de 1,5 e do ar 1:
Nota: 10.0

A 150 m
B 300 m
C 600 m
D 675 m
E 900 m

Essa pergunta também está no material:

Apol II - Acústica e óptica
7 pág.

Acústica Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a verdadeira profundidade do submarino, é necessário levar em conta o fenômeno da refração da luz ao passar de um meio para outro. Sabendo que o índice de refração da água é de 1,5 e do ar é 1, podemos utilizar a fórmula: n1 * sen(θ1) = n2 * sen(θ2) Onde: n1 = índice de refração do meio inicial (ar) θ1 = ângulo de incidência (90°, pois o drone e o submarino estão alinhados verticalmente) n2 = índice de refração do meio final (água) θ2 = ângulo de refração (desconhecido) Podemos isolar θ2 na fórmula: θ2 = arcsen((n1/n2) * sen(θ1)) Substituindo os valores, temos: θ2 = arcsen((1/1,5) * sen(90°)) θ2 = arcsen(0,67) θ2 = 42,81° Agora podemos utilizar a trigonometria para calcular a profundidade real do submarino: tg(θ2) = cateto oposto / cateto adjacente tg(42,81°) = x / 450m x = 450m * tg(42,81°) x ≈ 300m Portanto, a alternativa correta é a letra B) 300 m.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais