Buscar

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir. I. A Psicolo...

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A Psicologia oferece subsídios para o entendimento e nivelamento dos sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, o que fundamenta o conceito de saúde como ausência de doença.
II. A Psicologia contribui com a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas.
III. A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde e acarretou uma série de consequências metodológicas voltadas para as políticas públicas de saúde que têm como foco a população.
IV. As diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, que incluem a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo, em detrimento do coletivo.
É correto apenas o que se afirma em
A I.
B II.
C I e IV.
D II e III.
E III e IV.

A I.
B II.
C I e IV.
D II e III.
E III e IV.

Essa pergunta também está no material:

2022_PV_psicologia_super_ampliada
62 pág.

Psicologia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II. A afirmação II está correta, pois a Psicologia pode contribuir para a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas. As outras afirmações estão incorretas ou incompletas. A afirmação I está incorreta, pois a Psicologia não deve ser utilizada para nivelar os sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, mas sim para compreender a subjetividade e singularidade de cada indivíduo. A afirmação III está incompleta e não permite uma avaliação precisa, pois não apresenta argumentos suficientes para sustentar a ideia de que a implantação do SUS foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde. A afirmação IV está incorreta, pois as diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, incluindo a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo e ao coletivo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais