Buscar

Segundo Basaglia, as instituições psiquiátricas apresentam ação exclusivamente tutelar frente a doença mental devido ao fato de ter se limitado his...

Segundo Basaglia, as instituições psiquiátricas apresentam ação exclusivamente tutelar frente a doença mental devido ao fato de ter se limitado historicamente, enquanto ciência, a fazer sua definição, catalogação e gestão. Na concepção deste autor, o processo que gerou tal produção foi:

A) A semelhança entre a interpretação científica da doença mental e o doente real internado nas instituições psiquiátricas o que reforçou a tese da impotência do sujeito frente a própria doença mental.
B) As explicações de teorias psicodinâmicas que buscaram compreender o inconsciente dos sujeitos colaborando diretamente para a manutenção da relação objetal do paciente enquanto pessoa.
C) A insuficiência da produção psicanalítica para explicar o sujeito em sua complexidade, para além de seus mecanismos inconscientes.
D) A afirmação científica psiquiátrica de que a doença mental é resultado de uma alteração biológica mais ou menos indefinida, diante da qual não havia nada a fazer senão aceitar docilmente sua diferença relativa à norma.
E) A diversidade existente de técnicas científicas utilizadas para descrição da doença mental, o que não possibilitou historicamente a adoção de uma única diretriz para tratamento de doentes mentais nas instituições psiquiátricas.

Essa pergunta também está no material:

PSICOLOGIA COREMU FAP2018
37 pág.

Atuação Multiprofissional em Saúde Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) A semelhança entre a interpretação científica da doença mental e o doente real internado nas instituições psiquiátricas o que reforçou a tese da impotência do sujeito frente a própria doença mental. Segundo Basaglia, a ação exclusivamente tutelar das instituições psiquiátricas frente à doença mental se deve ao fato de que historicamente a ciência psiquiátrica se limitou a fazer a definição, catalogação e gestão da doença mental, sem levar em conta a complexidade do sujeito e sua capacidade de agir sobre sua própria condição. A semelhança entre a interpretação científica da doença mental e o doente real internado nas instituições psiquiátricas reforçou a tese da impotência do sujeito frente a própria doença mental.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais