Buscar

Para iniciar TARV em paciente com diagnóstico recente de HIV e CD4 50, assinale a alternativa CORRETA: A genotipagem para HIV para pessoas que v...

Para iniciar TARV em paciente com diagnóstico recente de HIV e CD4 50, assinale a alternativa CORRETA:




A genotipagem para HIV para pessoas que vão iniciar esquema com efavirenz é mandatória apenas para gestantes ou pessoas com TB.




Sempre que possível, a TARV deve ser iniciada imediatamente (em até 7 dias), tão logo feito diagnóstico de HIV, para qualquer faixa de CD4. Deve-se no entanto, aguardar o resultado da carga viral colhida para iniciar a TARV.





Ao iniciar TARV em PVHA com CD4 baixos, há o risco da TARV desmascarar infecção oportunista e por vezes nos deparamos com pacientes que passam a ficar sintomáticos após o início da TARV. Infelizmente não há estratégias para diminuir este risco.




É indicada coleta de genotipagem pré tratamento (mas não necessário aguardar o resultado para iniciar TARV) para gestantes, pessoas com HIV por transmissão vertical, coinfectados com TB e parceiros de PVHA em uso de TARV, pessoas com indicação de iniciar TARV com EFZ e soroconverão em uso de PrEp.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais