Buscar

Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, É CORRETO afirmar que: a. O ...

Com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, É CORRETO afirmar que:

a. O fato de que o ECA determina que a criança é prioridade absoluta significa que ela deve ter preferência inclusive na destinação de recursos do Estado.
b. Os Conselhos Tutelares são um serviço da assistência social com o objetivo de executar a institucionalização de crianças.
c. O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente é um sistema único que determina verticalmente as ações necessárias para a proteção de crianças e adolescentes.
d. Os Conselhos Tutelares são instituições de controle social apontados pelas autoridades governamentais.
e. Os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente são mecanismos apenas consultivos destinados à discussão de temas de importância à proteção de crianças e adolescentes.

Essa pergunta também está no material:

CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES
12 pág.

Direitos Humanos OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: O fato de que o ECA determina que a criança é prioridade absoluta significa que ela deve ter preferência inclusive na destinação de recursos do Estado. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a criança e o adolescente devem ser tratados como prioridade absoluta, ou seja, devem ter preferência em receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. Isso inclui a destinação de recursos do Estado para garantir seus direitos. Já os Conselhos Tutelares são órgãos responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando em casos de violação desses direitos. Eles não têm como objetivo a institucionalização de crianças. O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente é um conjunto de instituições, políticas, programas e serviços que têm como objetivo garantir os direitos das crianças e adolescentes. Ele não determina verticalmente as ações necessárias para a proteção de crianças e adolescentes, mas sim articula as ações de diferentes setores da sociedade para garantir esses direitos. Os Conselhos Tutelares são instituições de controle social, mas não são apontados pelas autoridades governamentais. Eles são eleitos pela população local para atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente são órgãos deliberativos e controladores das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Eles não são apenas consultivos, mas têm poder de decisão sobre as políticas públicas nessa área.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais