Buscar

243. O chefe do Poder Executivo federal expediu decreto criando uma comissão nacional para estudar se o preço de determinado serviço público delega...

243. O chefe do Poder Executivo federal expediu decreto criando uma comissão nacional para estudar se o preço de determinado serviço público delegado estaria dentro dos padrões internacionais, tendo, na ocasião, apontado os membros componentes da referida comissão e sua respectiva autoridade superior. Nesse decreto, instituiu que a comissão deveria elaborar seu regimento interno, efetuar ao menos uma consulta pública e concluir a pesquisa no prazo de cento e vinte dias e que não poderia gerar despesas extraordinárias aos órgãos de origem de cada servidor integrante da referida comissão.
a) O decreto federal é uma fonte primária do direito administrativo, haja vista o seu caráter geral, abstrato e impessoal.
b) Uma vez instituído o referido decreto, não poderá o chefe do Poder Executivo revogá-lo de ofício.
c) O Poder Judiciário, em sede de controle judicial, poderá revogar o referido decreto por motivos de oportunidade e conveniência.
d) O referido ato presidencial é inconstitucional, pois é vedado instituir comissões nacionais que visem à promoção de estudo de preços públicos mediante decreto do chefe do Poder Executivo federal.
e) A expedição do decreto é ato vinculado do chefe do Poder Executivo federal.

Essa pergunta também está no material:

Retrospectiva 2016 1 1000 questões principais bancas
475 pág.

Concursos Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "A expedição do decreto é ato vinculado do chefe do Poder Executivo federal." O decreto é um ato administrativo vinculado, ou seja, o chefe do Poder Executivo federal não tem discricionariedade para decidir se deve ou não expedir o decreto, desde que preenchidos os requisitos legais. Além disso, o decreto é uma fonte secundária do direito administrativo, pois não tem caráter geral, abstrato e impessoal, mas sim específico e concreto. O chefe do Poder Executivo pode revogar o decreto de ofício, desde que não viole direitos adquiridos ou atos jurídicos perfeitos. O Poder Judiciário pode controlar a legalidade do decreto, mas não pode revogá-lo por motivos de oportunidade e conveniência. A instituição de comissões nacionais por decreto é permitida pela Constituição Federal, desde que não viole outras normas constitucionais ou legais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais