Logo Passei Direto
Buscar

Biologia Celular

Colégio Objetivo
14. (UFSM 2000) Hemácias humanas foram colocadas em um meio com concentrações diferentes. Pelo formato das células I, II e III, sabe-se que os meios se classificam, respectivamente, como

a) isotônico - hipotônico - hipertônico.
b) hipertônico - isotônico - hipotônico.
c) hipotônico - hipertônico - isotônico.
d) hipotônico - isotônico - hipertônico.
e) isotônico - hipertônico - hipotônico.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender como as hemácias (glóbulos vermelhos) reagem em diferentes meios: 1. Meio Isotônico: A concentração de solutos é igual dentro e fora da célula, resultando em nenhuma alteração no formato das hemácias. 2. Meio Hipotônico: A concentração de solutos é menor fora da célula, fazendo com que a água entre na célula, levando ao inchaço e possível lise (rompimento) das hemácias. 3. Meio Hipertônico: A concentração de solutos é maior fora da célula, fazendo com que a água saia da célula, resultando em hemácias encolhidas (crenadas). Agora, analisando as alternativas: a) isotônico - hipotônico - hipertônico. (não faz sentido, pois o meio isotônico não altera o formato das células) b) hipertônico - isotônico - hipotônico. (não faz sentido, pois o meio hipertônico encolhe as células) c) hipotônico - hipertônico - isotônico. (não faz sentido, pois o meio hipotônico incha as células) d) hipotônico - isotônico - hipertônico. (correto, pois o meio hipotônico incha as células, o isotônico mantém o formato normal e o hipertônico encolhe as células) e) isotônico - hipertônico - hipotônico. (não faz sentido, pois o meio isotônico não altera o formato das células) Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) hipotônico - isotônico - hipertônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa "d) hipotônico - isotônico - hipertônico." Quando as hemácias são colocadas em um meio hipotônico, ou seja, com menor concentração de solutos do que o meio intracelular, elas absorvem água e incham, como a célula I. Quando as hemácias são colocadas em um meio isotônico, ou seja, com a mesma concentração de solutos do que o meio intracelular, elas mantêm sua forma normal, como a célula II. Quando as hemácias são colocadas em um meio hipertônico, ou seja, com maior concentração de solutos do que o meio intracelular, elas perdem água e murcham, como a célula III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

What are the types of passive transport through the plasma membrane?

I - Diffusion
II - Facilitated diffusion
III - Osmosis
a) Only I is correct.
b) Only II is correct.
c) Only III is correct.
d) I, II and III are correct.

01. Diferencie transporte passivo de transporte ativo.

Transporte passivo é o movimento de substâncias através da membrana plasmática sem gasto de energia pela célula, enquanto o transporte ativo é o movimento de substâncias através da membrana plasmática com gasto de energia pela célula.

02. Explique o processo denominado osmose.

Osmose é o movimento de água através da membrana plasmática, do meio hipotônico (menor concentração de solutos) para o meio hipertônico (maior concentração de solutos), sem gasto de energia pela célula.

03. Defina os dois processos passivos abaixo:
a) difusão simples
b) difusão facilitada

Difusão simples é o movimento de substâncias através da membrana plasmática, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, sem gasto de energia pela célula e sem a necessidade de proteínas transportadoras.
Difusão facilitada é o movimento de substâncias através da membrana plasmática, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, sem gasto de energia pela célula, mas com a necessidade de proteínas transportadoras.

04. Descreva o que ocorrerá com a folha de alface se colocarmos sal sobre sua folha.

Se colocarmos sal sobre a folha de alface, ocorrerá a perda de água da célula por osmose, levando à murcha da folha.

O bombeamento de íons sódio e potássio é um caso bem conhecido de

a) pinocitose.
b) fagocitose.
c) difusão passiva.
d) transporte ativo.
e) difusão facilitada

Mais conteúdos dessa disciplina