Buscar

A abdicação de Dom Pedro I do Trono, em 1831, iniciou um período conhecido como Regência (1831-1840), durante o qual o Brasil passou por reformas i...

A abdicação de Dom Pedro I do Trono, em 1831, iniciou um período conhecido como Regência (1831-1840), durante o qual o Brasil passou por reformas institucionais que consolidaram o Estado Nacional. Acerca desse período histórico, assinale a alternativa correta.
O debate parlamentar acerca da renovação dos tratados de comércio dividiu o pensamento nacional entre nacionalistas e entreguistas, sendo estes últimos defensores da industrialização do país.
O pensamento político e os dirigentes dividiam-se entre os liberais e os conservadores, sendo os primeiros defensores da centralização do poder e, os segundos, da república e do federalismo.
Ao contrário da Cabanagem, movimento armado conduzido pelas elites paraenses, a Revolução Farroupilha foi longamente sustentada pelo Rio Grande do Sul e caracterizou-se como um movimento essencialmente popular, do qual os ricos estancieiros se recusaram a participar.
O embate entre defensores do centralismo monárquico – concentração de poder na capital – e as posições descentralizadoras, que advogavam mais autonomia para as províncias, é fator significativo para a eclosão de movimentos em várias regiões do país, ao longo do período regencial.
Entre os conservadores, Padre Diogo Feijó esteve presente na origem do partido político que defendia a centralização do poder do Estado.

Essa pergunta também está no material:

FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONOMICA DO BRASIL
19 pág.

Formação Social, Econômica e Política Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O embate entre defensores do centralismo monárquico – concentração de poder na capital – e as posições descentralizadoras, que advogavam mais autonomia para as províncias, é fator significativo para a eclosão de movimentos em várias regiões do país, ao longo do período regencial."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais