Buscar

Considerando o sistema político em vigor no Segundo Reinado (1840-1889), marque a alternativa correta. Nada mais parecido com um liberal do que um ...

Considerando o sistema político em vigor no Segundo Reinado (1840-1889), marque a alternativa correta.
Nada mais parecido com um liberal do que um conservador no poder. A frase famosa, pronunciada por uma importante personalidade política do Império, reforça a fragilidade doutrinária e ideológica dos dois grandes partidos brasileiros do Segundo Reinado, além de expressar um sistema de representação política elitista e excludente.
O sistema político vigente no Segundo Reinado caracterizava-se pela descentralização, pela elevada representatividade e pela aliança entre Coroa, elite política, grande comércio e grande lavoura.
O parlamentarismo brasileiro, mantido com o advento do regime republicano, apresentava traços que fugiam claramente do esquema clássico europeu, notadamente do modelo inglês, razão pela qual era chamado de “às avessas”. Exemplo disso era a prerrogativa do monarca de nomear e demitir livremente os ministros de Estado.
Era pequeno o percentual de eleitores no conjunto da população brasileira, situação que não foi revertida com as reformas eleitorais ocorridas nos anos finais do Império e que propiciaram a extensão da plena cidadania a uma parcela significativamente maior da sociedade.
Em seus contornos básicos, a organização política do Estado brasileiro foi estabelecida pela Constituição de 1824. Nela, a divisão de poderes contemplava os clássicos Executivo, Legislativo e Judiciário.
a) Nada mais parecido com um liberal do que um conservador no poder. A frase famosa, pronunciada por uma importante personalidade política do Império, reforça a fragilidade doutrinária e ideológica dos dois grandes partidos brasileiros do Segundo Reinado, além de expressar um sistema de representação política elitista e excludente.
b) O sistema político vigente no Segundo Reinado caracterizava-se pela descentralização, pela elevada representatividade e pela aliança entre Coroa, elite política, grande comércio e grande lavoura.
c) O parlamentarismo brasileiro, mantido com o advento do regime republicano, apresentava traços que fugiam claramente do esquema clássico europeu, notadamente do modelo inglês, razão pela qual era chamado de “às avessas”. Exemplo disso era a prerrogativa do monarca de nomear e demitir livremente os ministros de Estado.
d) Era pequeno o percentual de eleitores no conjunto da população brasileira, situação que não foi revertida com as reformas eleitorais ocorridas nos anos finais do Império e que propiciaram a extensão da plena cidadania a uma parcela significativamente maior da sociedade.
e) Em seus contornos básicos, a organização política do Estado brasileiro foi estabelecida pela Constituição de 1824. Nela, a divisão de poderes contemplava os clássicos Executivo, Legislativo e Judiciário.

Essa pergunta também está no material:

FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONOMICA DO BRASIL
19 pág.

Formação Social, Econômica e Política Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) O sistema político vigente no Segundo Reinado caracterizava-se pela descentralização, pela elevada representatividade e pela aliança entre Coroa, elite política, grande comércio e grande lavoura.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais