Buscar

Acerca do fenômeno conhecido como corrupção e dos seus impactos na sociedade brasileira ao longo de séculos de colonização, assinale a alternativa ...

Acerca do fenômeno conhecido como corrupção e dos seus impactos na sociedade brasileira ao longo de séculos de colonização, assinale a alternativa correta.
A corrupção já era um fenômeno verificado no período colonial, mas os mecanismos de controle da metrópole portuguesa reduziram o seu impacto na sociedade brasileira.
Não existem formas ou mecanismos conhecidos de combate eficaz à corrupção.
Durante o II Reinado, a corrupção foi praticamente extinta do Brasil, dada a existência de um sistema parlamentar de governo.
X O clientelismo, o patrimonialismo e o personalismo fenômenos que retroalimentam a corrupção no Brasil.
A corrupção não política não tem relação com o pensamento da sociedade.

Essa pergunta também está no material:

FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONOMICA DO BRASIL
19 pág.

Formação Social, Econômica e Política Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O clientelismo, o patrimonialismo e o personalismo são fenômenos que retroalimentam a corrupção no Brasil." A corrupção é um fenômeno histórico no Brasil, que se iniciou no período colonial e se perpetuou ao longo dos séculos. A metrópole portuguesa não conseguiu controlar a corrupção no Brasil, e a prática se tornou ainda mais comum após a independência. Durante o II Reinado, a corrupção não foi extinta, mas sim se transformou em novas formas de prática. O clientelismo, o patrimonialismo e o personalismo são fenômenos que retroalimentam a corrupção no Brasil, pois criam uma cultura de favorecimento pessoal e de grupos, em detrimento do bem comum. Não existem formas ou mecanismos conhecidos de combate eficaz à corrupção, mas é possível reduzir a sua incidência por meio de políticas públicas e de conscientização da sociedade. A corrupção não política também tem relação com o pensamento da sociedade, pois é um reflexo da falta de ética e de valores morais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais