Buscar

Analise o gráfico de equilíbrio de mercado e avalie as afirmativas a seguir I. Na intersecção das curvas de oferta e demanda (ponto E) ou seja, ao ...

Analise o gráfico de equilíbrio de mercado e avalie as afirmativas a seguir
I. Na intersecção das curvas de oferta e demanda (ponto E) ou seja, ao se cruzarem, teremos o preço e a quantidade de equilíbrio, isto é, o preço e a quantidade que atendem às aspirações, necessidades dos consumidores e dos produtores de forma simultânea.
II. Quando a quantidade ofertada estiver abaixo daquela de equilíbrio “PE” (A, por exemplo), haverá um excesso ou excedente de produção, um acúmulo de estoques não programado do produto, o que poderá provocar uma competição entre os produtores, conduzindo a uma redução dos preços, até que se atinja o ponto de equilíbrio.
III. Más se a quantidade ofertada se encontrar acima do ponto de equilíbrio “PE” (B, por exemplo), teremos uma situação de escassez do produto. Haverá uma competição entre os consumidores, pois as quantidades procuradas serão maiores que as ofertadas. Formar-se-ão filas, o que forçará a elevação de preços, até atingir-se o equilíbrio, quando as filas cessarão.
a. I e III
b. I, II e III.
c. II e III
d. I. - VERDADEIRA
e. III

Essa pergunta também está no material:

UniFatecie - ECONOMIA ATIVIDADE DE ESTUDO 02
5 pág.

Fundamentos da Economia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a. I e III". A afirmativa I está correta, pois a intersecção das curvas de oferta e demanda representa o ponto de equilíbrio do mercado, onde a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada, e o preço é aquele que atende às aspirações dos consumidores e produtores. Já a afirmativa III também está correta, pois quando a quantidade ofertada está abaixo do ponto de equilíbrio, há uma escassez do produto, o que leva a uma competição entre os consumidores e, consequentemente, a uma elevação dos preços até que se atinja o equilíbrio. A afirmativa II está incorreta, pois quando a quantidade ofertada está abaixo do ponto de equilíbrio, há uma escassez do produto, o que leva a uma elevação dos preços até que se atinja o equilíbrio, e não uma redução dos preços como afirmado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais