Logo Passei Direto
Buscar
Existem duas maneiras de conceber o processo saúde-doença, uma definida por determinação biomédica e outra como modo de determinação social da doença. Esses dois modelos são conceituais em saúde. Marque a resposta CORRETA sobre o modelo de determinação social:

A. Valoriza a psicologia e o cultural, a atuação interdisciplinar e multiprofissional, a pessoa como um todo, permeabilidade e humildade, flexibilidade e pensamento crítico político.
B. Valorização do complexo industrial, da célula e da química, todo poder do médico, onipotência, conhecimento e rigidez.
C. O marco teórico no modelo capitalista norte americano é chamado modelo flexneriano por causa do educador Flexner, que provocou uma reforma na educação médica nos EUA.
D. Focaliza no indivíduo, negando os grupos sociais e a comunidade.
E. Dá ênfase à cura das doenças, em detrimento da promoção de saúde e da prevenção das doenças.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A. O modelo de determinação social da saúde-doença valoriza a psicologia e o cultural, a atuação interdisciplinar e multiprofissional, a pessoa como um todo, permeabilidade e humildade, flexibilidade e pensamento crítico político. Esse modelo considera que a saúde é influenciada por diversos fatores sociais, econômicos, culturais e políticos, e que é necessário atuar em diferentes áreas para promover a saúde e prevenir doenças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a saúde coletiva, marque a alternativa CORRETA.
A. Surgiu tanto na Europa quanto na América para controlar as endemias que ameaçavam a população. A saúde pública surgiu com o objetivo de controlar as endemias na Europa e América, pois essas ameaçavam economia vigente. Mais tarde, o objetivo era o controle social para erradicar a pobreza.
B. Seu conceito basicamente fica reduzido à assistência médica simplificada para uma população carente. Este conceito simplificado é da saúde pública, pois se resume aos serviços básicos de saúde.
C. Dentro de seu conceito há uma identificação de diferentes variáveis sociais, econômicas e ambientais, que são estudadas no desenvolvimento de cenários de epidemia em determinada região para elaborar uma eficiente política de prevenção. Este é o conceito correto de saúde coletiva, algo bem mais amplo e abrangente que a saúde pública.
D. Suas funções essenciais são a de ação coletiva tanto do Estado como da sociedade civil, destinada a proteger e melhorar a saúde das pessoas. É um conceito de saúde pública, principalmente utilizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
E. Trabalha com os problemas de saúde, principalmente mortes, doenças, agravos e riscos. Este é basicamente o trabalho da saúde pública, que leva em consideração a doença e não as necessidades de saúde.
a) Apenas a alternativa C está correta.
b) Apenas a alternativa E está correta.
c) Apenas a alternativa B está correta.

Sobre a reforma Sanitária no Brasil, parte histórica importante na criação da saúde coletiva, é CORRETO afirmar.
A. Compõe-se principalmente por quatro dimensões: específica do campo saúde/doença; institucional; ideológica; das relações entre produção, distribuição e apropriação das riquezas de forma a determinar situações de risco. A Reforma Sanitária Brasileira ocorreu no início da década de 1970, no contexto de luta contra a ditadura, mas se referia a um conjunto de ideias com mudanças e transformações necessárias na área da saúde que melhorariam as condições de vida da população. Era composta, principalmente, por quatro dimensões: ideológica, de saúde/doença, institucional e das relações.
B. Nos anos de 1960 a saúde era de comando do Ministério da Saúde direcionada, principalmente, às zonas rurais e aos setores mais pobres da população, e tinha como alvo as atividades de caráter preventivo. Essa parte da história ocorreu na década anterior à Reforma Sanitária; faz parte do período em que a saúde no Brasil estava sob as amarras da ditadura. O período foi marcado pela instauração de uma crise de recursos e pelo enfraquecimento da capacidade de ação do MS.
C. Esse movimento surgiu a partir de críticas ao sistema de saúde vigente e de reivindicações de uma categoria por direitos trabalhistas. Corresponde ao 'Movimento dos Médicos' liderado por associações e o sindicato. As greves e as outras movimentações reivindicavam melhores condições de trabalho e mudanças no sistema de saúde, era também uma resistência ao processo de mudanças da medicina.
D. Esse movimento veio de grupos apoiados pela Igreja católica e pela militância de esquerda em bairros pobres das grandes cidades, e criou-se, principalmente, para melhorar as condições de saúde dessas regiões. Esse foi o conhecido 'Movimento Popular', que alcançou grande expressão nacional, mudou seu eixo de atenção das ações comunitárias de base local para o controle social dos serviços de saúde, melhoria da qualidade da medicina previdenciária e desenvolvimento de ações preventivas.
E. As ações públicas eram restritas basicamente à cura exercida por aqueles que comprovassem ter experiência. Os pobres e os escravos se utilizavam de curandeiros. Época histórica que diz respeito ao período colonial. A medicina era exercida por agentes europeus que atendiam os ricos da sociedade.
a) Apenas a alternativa A está correta.
b) Apenas a alternativa D está correta.
c) Apenas a alternativa E está correta.

Quais são os objetivos da saúde coletiva?
A. Organizar sistemas de saúde e controlar a incidência de doenças.
B. Planejar e prestar assistência aos pacientes; monitorar os pacientes; prestar o cuidado e monitorar o acompanhamento.
C. Planejar, organizar, dirigir, coordenar, controlar e executar atividades de prestação de serviços médico-assistenciais, em sistema ambulatorial, hospitalar e de emergência; além de prover recursos diagnósticos e terapêuticos em suas especialidades.
D. Identificar e divulgar determinantes de saúde; formular políticas de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social; garantir a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
E. Investigar a saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos e tendências gerais, utilizando dados epidemiológicos, demográficos, socioeconômicos e culturais. Saber sobre os serviços de saúde, em diferentes instituições e níveis de complexidade. Entender sobre saúde, incluindo investigações históricas, sociológicas, antropológicas e epistemiológicas.
a) Apenas a alternativa D está correta.
b) Apenas a alternativa E está correta.
c) Apenas a alternativa A está correta.

Na Reforma Sanitária do Brasil aconteceram marcos históricos que marcam o seu início. Marque a alternativa CORRETA.
A. Reuniões de gestores municipais e criação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
B. A criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CBES) em 1976 e, em 1979, a criação da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).
C. VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986.
D. Primeiro encontro nacional de cursos de pós-graduação de medicina social, medicina preventiva, saúde comunitária e saúde pública.
E. Primeiro encontro Nacional de pós-graduação em saúde coletiva, em 1978.
a) Apenas a alternativa B está correta.
b) Apenas a alternativa C está correta.
c) Apenas a alternativa E está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina