Buscar

De acordo com os conceitos e objetivos do controle social no poder público, assinale a alternativa correta: É apenas na saúde que o controle social...

De acordo com os conceitos e objetivos do controle social no poder público, assinale a alternativa correta:
É apenas na saúde que o controle social tem participação ativa na formulação, na execução, na fiscalização e na avaliação das políticas públicas.
O controle social não ocorre somente na saúde, mas também em outros setores como na educação, no transporte e nas obras (saneamento básico).
Na área da saúde pública, o controle social é a garantia do Estado de que os usuários e a sociedade poderão influenciar as decisões das políticas públicas de saúde. A população é quem melhor sabe das suas necessidades. Mesmo quando estas não podem ser supridas, se o controle social for ativo, as limitações do serviço serão compreendidas.
Existem diferentes formas de participação popular na saúde. Pode ser por participação coletiva, pela integração em qualquer grupo social. Para se caracterizar uma associação, basta um pequeno grupo de pessoas, com algum objetivo definido e disposição de trabalhar continuamente em busca desse objetivo.
A participação eventual, momentânea e/ou individual também é categorizada como participação coletiva no SUS.
A participação organizada se caracteriza pela clara definição de um objetivo, assegurando a continuidade das ações; permite divisão do trabalho e propicia maior rapidez e amplitude na divulgação das propostas e a avaliação mais eficaz dos recursos, dos obstáculos e dos resultados alcançados. Portanto, a participação social ocorre
A. É apenas na saúde que o controle social tem participação ativa na formulação, na execução, na fiscalização e na avaliação das políticas públicas.
B. O controle social não ocorre somente na saúde, mas também em outros setores como na educação, no transporte e nas obras (saneamento básico).
C. Na área da saúde pública, o controle social é a garantia do Estado de que os usuários e a sociedade poderão influenciar as decisões das políticas públicas de saúde.
D. Existem diferentes formas de participação popular na saúde. Pode ser por participação coletiva, pela integração em qualquer grupo social.
E. A participação organizada se caracteriza pela clara definição de um objetivo, assegurando a continuidade das ações; permite divisão do trabalho e propicia maior rapidez e amplitude na divulgação das propostas e a avaliação mais eficaz dos recursos, dos obstáculos e dos resultados alcançados. Portanto, a participação social ocorre

Essa pergunta também está no material:

controle social
11 pág.

Controle Social UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O controle social não ocorre somente na saúde, mas também em outros setores como na educação, no transporte e nas obras (saneamento básico)." O controle social é um mecanismo de participação da sociedade na gestão pública, que visa garantir a transparência, a eficiência e a efetividade das políticas públicas em diversos setores, não se limitando apenas à saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais