Buscar

Mudanças microscopicamente visíveis no número ou na estrutura dos cromossomos presentes nas células podem ser responsáveis por uma série de condiçõ...

Mudanças microscopicamente visíveis no número ou na estrutura dos cromossomos presentes nas células podem ser responsáveis por uma série de condições clínicas, assim referidas como transtornos cromossômicos. No entanto, para serem examinadas pela análise cromossômica com propósitos clínicos, as células devem ser capazes de se proliferar em cultura. Posto isso, é correto afirmar que:
As células mais acessíveis que atendem a esse requisito são os leucócitos, especificamente os linfócitos T.
As culturas de células preparadas a partir de sangue periférico possuem a desvantagem de terem curta duração (cerca de 7 dias).
As células em divisão são paradas em anáfase, através de agentes químicos que inibem o fuso mitótico.
Os 23 tipos de cromossomos encontrados no genoma humano podem ser rapidamente identificados em nível citológico através de procedimentos específicos de coloração, sendo o mais comum desses, o bandeamento Giemsa (bandeamento G).
O bandeamento de alta resolução é especialmente útil quando se suspeita de uma anormalidade cromossômica numérica sutil, visto que os cromossomos são corados em estágios mais iniciais da mitose, como a prometáfase.

Essa pergunta também está no material:

139
1 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As células mais acessíveis que atendem a esse requisito são os leucócitos, especificamente os linfócitos T."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais