Buscar

Em setembro de 1940, Carmen Miranda gravou esse samba, Disseram que eu voltei americanizada, como crítica à fria recepção que teve no Brasil ao ret...

Em setembro de 1940, Carmen Miranda gravou esse samba, Disseram que eu voltei americanizada, como crítica à fria recepção que teve no Brasil ao retornar de férias. Ela vivia então nos Estados Unidos, onde lotava clubes e teatros e iniciava a carreira de atriz. Logo após sua chegada, Carmen apresentou-se no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, mas a plateia mostrou-se desconfiada e incomodada com a artista “americanizada”. Nas primeiras fileiras para ver o espetáculo, estavam presentes todo o Estado-maior (ministros da guerra / exército / justiça / trabalho / educação / marinha / interventores / chefia de polícia e outros) do Estado Novo, além de empresários e industriais brasileiros, muitos com sobrenomes bem conhecidos, e que, a exemplo da elite de outros países, estavam fazendo negócios com a Alemanha do Führer [Hitler] e se identificando com sua postura anticomunista e antijudaica.

Com base na letra da música, no texto e nos conhecimentos sobre o Estado Novo, responda aos itens a seguir.

a) Explique o posicionamento político e militar do Governo Vargas em relação aos governos alemão e americano durante a Segunda Guerra Mundial.

b) Explique a ideia de identidade nacional promovida pelo governo de Getúlio Vargas.

Essa pergunta também está no material:

10 08 - Lista de história do Brasil Era Vargas
3 pág.

Enem Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O Governo Vargas adotou uma postura de neutralidade em relação à Segunda Guerra Mundial, evitando tomar partido entre os governos alemão e americano. No entanto, o governo brasileiro manteve relações comerciais com ambos os países, o que gerou tensões internas e externas. Em 1942, o Brasil declarou guerra às potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), após o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães. b) O governo de Getúlio Vargas promoveu uma ideia de identidade nacional baseada no nacionalismo e no desenvolvimento econômico do país. Vargas defendia a valorização da cultura e da história brasileiras, bem como a industrialização do país. Essa ideia de identidade nacional também incluía a defesa da ordem e da disciplina, o que levou à criação de órgãos de repressão política e à limitação das liberdades civis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais