Logo Passei Direto
Buscar
(PUC-MG) O título da obra de Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, antecipa ao leitor sobre o protagonista:
a) a indiferença com que passou a lidar com a pátria.
b) o fim de vida em um hospício no qual o enclausuraram.
c) sua morte terrível motivada pela loucura.
d) seu final dramático determinado por sua trajetória de vida.
e) sua trajetória de vida reveladora de um destino trágico.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a questão, precisamos considerar o título da obra "Triste fim de Policarpo Quaresma" e o que ele sugere sobre o protagonista. O título já indica que a história terá um desfecho infeliz e trágico, relacionado à vida de Policarpo. Vamos analisar as alternativas: a) a indiferença com que passou a lidar com a pátria - Embora a indiferença possa ser um tema, não é o foco principal do título. b) o fim de vida em um hospício no qual o enclausuraram - Isso é um aspecto da história, mas não é o principal que o título antecipa. c) sua morte terrível motivada pela loucura - A loucura é um tema, mas o título não se concentra apenas nisso. d) seu final dramático determinado por sua trajetória de vida - Esta opção reflete bem a ideia de que a trajetória de Policarpo leva a um final trágico. e) sua trajetória de vida reveladora de um destino trágico - Também é uma boa opção, pois enfatiza a trajetória e o destino trágico. A alternativa que melhor resume o que o título antecipa sobre o protagonista, considerando a ideia de um final trágico e a trajetória de vida, é: d) seu final dramático determinado por sua trajetória de vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O título da obra de Lima Barreto, "Triste fim de Policarpo Quaresma", antecipa ao leitor sobre o protagonista: e) sua trajetória de vida reveladora de um destino trágico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Qual é o movimento literário ao qual pertence o poema de Alberto de Oliveira e Olavo Bilac?

a) Romantismo
b) Parnasianismo
c) Simbolismo

Quanto a essas afirmacoes, deve-se concluir que apenas:
I- Significado com rimas ricas, caracteriza a poesia tipicamente parnasiana.
II- Na sua descrição de Helena de Tróia e de Helena de Oliveira não há espaço para as apreciações subjetivas características da poesia romântica que precedeu o Parnasianismo.
III- Em seu elogio a Helena, retoma uma personagem da antiguidade clássica, evitando tratar da mulher comum.
a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) I I e III estão corretas.
d) I I está correta.
e) I está correta.

Nesse poema, o autor de As flores do mal fala: [...] das relações entre o mundo concreto e o abstrato e da fusão das diferentes sensações no mundo material. O poema ilustra uma espécie de ritual em que o homem atinge a plenitude dos sentidos e do espírito para comungar com a Natureza, depois de decifrada a “floresta de símbolos”. [...] Encontrada a correspondência entre os sentidos, o homem está apto a participar do mundo da natureza, em que tudo tem íntima relação entre si, em que o mundo material não está de modo algum dissociado do espiritual.

Sobre o autor e o poema citados acima, é incorreta a afirmativa:

a) O autor explora sensações impalpáveis

Com base nos trechos apresentados, analise as afirmacoes a seguir:
a) O poema apresenta uma visão subjetiva da natureza, em que o fenômeno do ocaso é mais sugerido do que descrito.
b) No poema, expressivo do ideal da “arte pela arte”, é evidente o repúdio ao subjetivismo e à emoção, pelo uso de vocabulário raro e preciso.
c) No poema, são intensamente explorados os sentidos da audição, da visão e do olfato, buscando transmitir ao leitor as impressões do eu lírico diante do pôr-do-sol.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II, III.

Assinale com (V) as afirmações verdadeiras sobre o poema; com (F), as falsas:
( ) esse autor representou o simbolismo no Brasil propondo uma poesia pura não racionalizada, explorando imagens e não conceitos.
( ) a poesia simbolista é hermética, misteriosa e despreza a poética racional.
( ) Cruz e Sousa, principal figura do movimento, era filho de escravos e, como tal, usou a escravidão e as injustiças como tema central de sua poética.
( ) pela espiritualização contínua de sua poesia, tenta desfazer-se de todos os referenciais concretos, adotando para isso uma linguagem rebuscada e musical.
( ) o trecho anterior pertence a “Litania dos pobres”, tem o tom de denúncia social, apesar do idealismo platônico do autor e de sua tendência à espiritualização.
a) V, F, V, V, F
b) F, V, V, F, V
c) V, V, F, V, F
d) F, F, V, V, V
e) V, V, V, F, F

Com base na leitura de Broquéis, de Cruz e Sousa, é incorreto afirmar que se trata de uma poesia:
a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.
b) próxima da música, não apenas no plano temático, mas sobretudo no trabalho detalhista da sonoridade.
c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e, além disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.
d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração da realidade imediata.
a) a
b) b
c) c
d) d

Sobre o simbolismo brasileiro é correto afirmar que:
a) reelabora a fala popular carioca em curtos poemas de temática urbana repletos de elipses e trocadilhos bilíngues.
b) retoma a temática romântica com ânimo satírico e polêmico, inclusive parodiando trechos de romances do século XIX.
c) explora a mitologia greco-latina e episódios da história antiga da Europa em sonetos descritivos com chave de ouro.
d) explora a sugestividade dos sons da língua em poemas que reportam a sensações indefinidas e sentimentos vagos.
e) reelabora a musicalidade dos vocábulos com experiências em que as palavras são segmentadas e a frase parte-se em fragmentos.

Misticismo, amor e morte caracterizam a obra de Alphonsus de Guimaraens.
I. Misticismo, amor e morte caracterizam a obra de Alphonsus de Guimaraens.
II. A poesia de Cruz e Sousa apresenta aspectos ligados ao subjetivismo e à angústia pessoal, evoluindo para posições mais universalizantes.
III. O Simbolismo nega o cientificismo, valorizando as manifestações metafísicas e espirituais.
a) se apenas I e III estiverem corretas.
b) se apenas I estiver correta.
c) se todas estiverem corretas.
d) se todas estiverem incorretas.
e) se apenas III estiver correta.

Refleta sobre as afirmações a seguir:
I. O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vagueza, pelo diáfano e pelo transparente.
II. O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza.
III. O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo como, por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso de reticências, o emprego de letras maiúsculas e a rarefação do referente.
a) A) apenas em I e II.
b) B) apenas em I e III.
c) C) apenas em II e III.
d) D) apenas em I.
e) E) em I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina