Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com as projeções apontadas no texto, a longevidade do brasileiro vem aumentando e apresentando uma nova estrutura etária com a passagem de

a) percentuais altíssimos de crescimento vegetativo, nas décadas de 1980 e 1990, para declínio da longevidade a partir dos anos 2000.
b) baixos índices de natalidade para altas taxas de natalidade e alto percentual de mortalidade infantil.
c) altos índices de mortalidade e fecundidade para baixas taxas de longevidade e crescimento da população economicamente ativa.
d) períodos de baixa mortalidade e baixa fecundidade para períodos de crescimento acelerado da natalidade e crescimento vegetativo.
e) períodos de alta mortalidade e alta fecundidade para períodos de baixa mortalidade e gradual baixa fecundidade.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as mudanças na estrutura etária e na longevidade da população brasileira ao longo do tempo. Historicamente, o Brasil passou por uma transição demográfica, onde a mortalidade e a fecundidade diminuíram, resultando em um aumento da longevidade e uma nova estrutura etária. Vamos analisar as alternativas: a) percentuais altíssimos de crescimento vegetativo, nas décadas de 1980 e 1990, para declínio da longevidade a partir dos anos 2000. - Esta opção não reflete a realidade, pois a longevidade tem aumentado, não declinado. b) baixos índices de natalidade para altas taxas de natalidade e alto percentual de mortalidade infantil. - Esta opção é contraditória, pois não faz sentido afirmar que baixos índices de natalidade se transformam em altas taxas de natalidade. c) altos índices de mortalidade e fecundidade para baixas taxas de longevidade e crescimento da população economicamente ativa. - Esta opção não é correta, pois a longevidade está aumentando, não diminuindo. d) períodos de baixa mortalidade e baixa fecundidade para períodos de crescimento acelerado da natalidade e crescimento vegetativo. - Esta opção não é precisa, pois a tendência é de baixa fecundidade e aumento da longevidade. e) períodos de alta mortalidade e alta fecundidade para períodos de baixa mortalidade e gradual baixa fecundidade. - Esta opção reflete a transição demográfica que o Brasil vivenciou, onde houve uma redução da mortalidade e da fecundidade ao longo do tempo. Portanto, a alternativa correta é: e) períodos de alta mortalidade e alta fecundidade para períodos de baixa mortalidade e gradual baixa fecundidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com as projeções apontadas no texto, a longevidade do brasileiro vem aumentando e apresentando uma nova estrutura etária com a passagem de períodos de alta mortalidade e alta fecundidade para períodos de baixa mortalidade e gradual baixa fecundidade. A alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre esse assunto, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz a seguir:
( ) Embora fortemente influenciada por contrastes sociais, a geografia do atendimento da saúde no Brasil não apresenta disparidades no que tange à sua cobertura regional.
( ) O Brasil apresenta um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos.
( ) A polêmica em torno do trabalho de médicos cubanos do Programa Mais Médicos estava relacionado ao fato

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
a) F, V, F, V.
b) V, V, F, F.
c) F, F, V, F.
d) V, F, V, V.

Resposta da questão 10: [E] A alternativa [E] está correta porque, a teoria neomalthusiana concebe que o crescimento da população consome os recursos econômicos do país em investimentos sociais solapando, dessa forma, a possiblidade de que o país possa se desenvolver. As alternativas incorretas são: [A], porque a teoria malthusiana afirma que o crescimento da população ocorre em progressão geométrica, ao passo que, a produção de alimentos ocorre em progressão aritmética, o que levaria à fome; [B] e [C], porque a teoria reformista ou antineomalthusiana defende que reformas socioeconômicas levaria ao aumento da qualidade de vida e consequente redução da natalidade; [D], porque o darwinismo social explica a evolução da sociedade a partir da evolução das espécies.