Buscar

Sobre o ofício do historiador, a autora faz algumas afirmacoes, dentre elas está INCORRETA apenas: a) O historiador ao fazer uma análise do registr...

Sobre o ofício do historiador, a autora faz algumas afirmacoes, dentre elas está INCORRETA apenas:
a) O historiador ao fazer uma análise do registro das ações humanas, muitas vezes, dialoga com manifestações da memória caracterizadas por conflitos, lembranças, esquecimentos, silêncios e comemorações.
b) O historiador busca também entender o registro dessas ações, através da análise crítica das fontes documentais preservadas ou mal conservadas e também das razões que levaram, quando é o caso, à sua destruição ou abandono.
c) O historiador, ao deslocar seu olhar crítico para o passado, não tem como objetivo compreender as ações dos sujeitos históricos, suas motivações e as condições nas quais foram empreendidas.
d) O ofício do historiador trata-se, como afirma Ricoeur, do movimento dialético que caracteriza as relações entre esquecimento e lembrança, sempre presente na condição histórica.
e) O historiador, ao deslocar seu olhar crítico para o passado, procura compreender as ações dos sujeitos históricos, suas motivações e as condições nas quais foram empreendidas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA DO BRASIL IV simulados e avaliações I,II e III de História Uninta
55 pág.

Historia do Brasil IV - Teoria e Pratica Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que está INCORRETA é a letra c) O historiador, ao deslocar seu olhar crítico para o passado, não tem como objetivo compreender as ações dos sujeitos históricos, suas motivações e as condições nas quais foram empreendidas. Na verdade, um dos objetivos do historiador é justamente compreender as ações dos sujeitos históricos, suas motivações e as condições nas quais foram empreendidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais