Buscar

Com relação ao trabalho no forno, supondo que os descansos sejam realizados na área do balcão e que se permitam 2 períodos de descanso de 30 minuto...

Com relação ao trabalho no forno, supondo que os descansos sejam realizados na área do balcão e que se permitam 2 períodos de descanso de 30 minutos para cada jornada de 8 horas de trabalho, tais intervalos são suficientes para que o trabalhador disfrute de um regime salubre de trabalho (apenas do ponto de vista do calor)? (2,0)
R.: Para responder essa pergunta deve-se comparar o IBUTG associado a esse regime de trabalho com o IBUTG máximo permitido para regimes de trabalho que exigem o mesmo gasto metabólico que esse. Se o IBUTG associado a esse regime superar o IBUTG máximo, o regime deve ser considerada insalubre. Se ele for igual ou menor que o IBUTG máximo, o regime é salubre.
Observando a tabela 2, para o trabalho no forno, caracterizado como um trabalho de pé e moderado com alguma movimentação, o gasto metabólico (M) é igual a 220 kcal/h.
Observando essa mesma tabela (2), no descanso o gasto metabólico (M) é igual a 100 kcal/h.
Calculando o metabolismo ponderado em relação ao tempo de trabalho e de descanso, temos:
Mpond=(7/8)*220+(1/8)*100= 192,5+12,5=205kcal/h.
Para o gasto metabólico (Mpond) identificado anteriormente não há na tabela o valor do IBUTG máximo suportado. No entanto, Mpond é muito próximo de 200 kcal/h. Diante disso, não seria absurdo considerar que o IBUTG não deve ultrapassar 30,0, conforme observado na tabela a seguir (3).
O IBUTG no balcão foi calculado antes e é igual a 27,7ºC. O IBUTG no forno também foi calculado antes e é igual a 30,9 ºC.
Calculando o IBUTG ponderado em relação ao tempo de trabalho e de descanso, temos:
IBUTGpond=(7/8)*30,9+(1/8)*27,7= 27,04+3,46=30,50ºC.
Como o IBUTG associado a esse regime (IBUTGpond) supera o IBUTG máximo (30,0), o regime é considerado insalubre. Ou seja, os intervalos não são suficientes para que o trabalhador disfrute de um regime salubre de trabalho.

Essa pergunta também está no material:

gabarito AD2
4 pág.

Engenharia de Segurança do Trabalho Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o cálculo realizado, o regime de trabalho no forno não é considerado salubre, pois o IBUTG associado a esse regime (IBUTGpond) supera o IBUTG máximo permitido para regimes de trabalho que exigem o mesmo gasto metabólico. Portanto, os intervalos de descanso de 30 minutos não são suficientes para garantir um regime salubre de trabalho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais