Buscar

Como funciona o filtro solar? Bronzeamento ou queimadura? A radiação solar ultravioleta é dividida em três segmentos UVA, UVB e UVC, sendo que some...

Como funciona o filtro solar? Bronzeamento ou queimadura? A radiação solar ultravioleta é dividida em três segmentos UVA, UVB e UVC, sendo que somente a UVA e UVB atravessam a camada de ozônio. Essas radiações são energias que quando absorvidas pela célula humana podem formar células cancerígenas. O mecanismo de proteção do nosso corpo é a síntese, dentre outros compostos, da melanina. A melanina tem a função de absorver as radiações ultravioletas que chegam a pele, protegendo as demais células. Um indivíduo exposto ao sol pode apresentar uma quantidade em excesso de radiação, sendo necessário a ação de um filtro solar. O filtro solar, assim como a melanina, absorve o UVA e UVB. Um dos componentes utilizados nos filtros solares é a benzofenona (C13H10O), cuja presença de duplas conjugadas (ligações duplas separadas por uma ligação simples) é um dos critérios imprescindíveis na absorção do UV. Um indício de descuido na proteção solar é a vermelhidão que a pele pode apresentar após a exposição solar. Bronzeamento é diferente de queimadura. Tons vermelhos indicam queimadura, e não bronzeamento. Os filtros solares são vendidos de acordo com os valores de FPS, sendo os mais vendidos os FPS 30 e 50. O que significa esse valor? O FPS 30 significa que o filtro solar aumenta o tempo de exposição solar em 30 vezes. Por exemplo, um indivíduo, sem filtro solar, demora 30 minutos para aparecer os primeiros tons avermelhados de queimadura. Porém, ao utilizar o FPS 30, ele se protege da exposição solar por 900 minutos (30 x 30 = 900 minutos = 15 horas). Você deve estar achando um absurdo esse valor. Esse valor de 900 minutos é desconsiderando a absorção e eliminação do filtro solar em sua pele. Utilizar um filtro solar, exposto ao sol, dentro do carro com o ar condicionado ligado é diferente de utilizar o filtro solar jogando futebol na praia, porque o seu corpo absorverá e eliminará essas substâncias em taxas diferentes. Com aumento de 180 mil casos por ano, 33 % de todos os diagnósticos de câncer são de câncer de pele, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Fique atento às mudanças de cor, de formato, de tamanho ou até mesmo sangramento de pinta ou sinal. Os lugares mais comuns são nas pernas de mulheres, tronco de homens e pescoço e rosto de ambos os sexos. Portanto, consulte um dermatologista para que ele(a) avalie o fator de proteção solar adequado ao tempo de exposição solar e você possa ficar precavido do câncer de pele, o maior índice de câncer do mundo.

(UEM PR/2017) A partir do famoso experimento de Rutherford sobre o bombardeamento de radiação alfa sobre uma fina lâmina de ouro, assinale a(s) alternativa(s) correta(s), ou seja, aquela(s) que apresenta(m) conclusão(ões) acertada(s) sobre resultados obtidos no referido experimento.
01. O experimento de Rutherford confirma que o átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.
02. A maior parte da radiação alfa atravessa a lâmina de ouro sem sofrer desvios de trajetória, pois é eletromagnética e não possui massa.
04. O átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
08. Nos núcleos dos átomos são encontrados prótons e elétrons.
16. O volume do núcleo atômico é milhares de vezes menor que o volume atômico; no entanto, mais de 99% da massa de um átomo se encontra no núcleo.

Essa pergunta também está no material:

Aula_00_-_Atomistica_-_Extensivo_2024 (1)_enemconcursosgaucheallfree
113 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O filtro solar funciona absorvendo as radiações ultravioletas UVA e UVB, que são as que atravessam a camada de ozônio e podem causar danos à pele, como queimaduras e câncer de pele. O filtro solar contém componentes, como a benzofenona, que possuem duplas conjugadas, que são importantes para a absorção do UV. O FPS (Fator de Proteção Solar) indica o tempo de exposição solar que o filtro solar aumenta. Por exemplo, um FPS 30 aumenta o tempo de exposição solar em 30 vezes. O bronzeamento é diferente da queimadura, e a vermelhidão na pele indica queimadura, não bronzeamento. O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo, e é importante ficar atento a mudanças na pele e consultar um dermatologista para avaliar o fator de proteção solar adequado. Sobre o experimento de Rutherford, as alternativas corretas são: 02, 04 e 16. A alternativa 01 está incorreta, pois o experimento de Rutherford mostrou que o átomo não é uma esfera rígida, mas sim possui um núcleo central positivo e uma eletrosfera negativa ao redor. A alternativa 08 também está incorreta, pois nos núcleos dos átomos são encontrados prótons e nêutrons, e não elétrons.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais