Buscar

A avaliação dos riscos ambientais busca mapear todos os setores da empresa, a fim de promover a integridade, saúde e segurança do trabalhador, além...

A avaliação dos riscos ambientais busca mapear todos os setores da empresa, a fim de promover a integridade, saúde e segurança do trabalhador, além a proteção ao meio ambiente natural. Assinale a alternativa correta acerca dos riscos ambientais em um ambiente natural. Alternativas: Os riscos ambientais se referem somente ao meio ambiente construído e não leva em consideração o meio ambiente natural (solo, água, resíduos). É importante que se identifique os riscos ambientais de todas as atividades, pois, assim, é possível prevenir danos e diminuir impactos. Avaliar os riscos ambientais é importante somente se a alta administração da organização estiver interessante e disposta a identificar possíveis falhas. Os riscos para o meio ambiente não devem ser considerados, pois somente os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes estão presentes no PGR. Não é possível identificar os riscos ambientais para todas as organizações, pois as metodologias para avaliação de risco existem somente para determinadas empresas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "É importante que se identifique os riscos ambientais de todas as atividades, pois, assim, é possível prevenir danos e diminuir impactos." A avaliação dos riscos ambientais é fundamental para identificar possíveis danos ao meio ambiente natural e, consequentemente, prevenir impactos negativos. Portanto, é importante que sejam identificados os riscos ambientais de todas as atividades, a fim de minimizar os impactos ambientais e promover a integridade, saúde e segurança do trabalhador.

0
Dislike0
User badge image

Welclander Araújo Da Silva

A Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é uma ferramenta importante para o gerenciamento de riscos ambientais relacionados a organizações. Leia e associe as duas colunas conforme os requisitos para a elaboração de um EIV.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:

Alternativas:

  • I-A; II-C; III-B.checkCORRETO
  • I-C; II-A; III-B.
  • I-C; II-B; III-A.
  • I-A; II-B; III-C.
  • I-B; II-C; III-B.

Resolução comentada:

Código da questão: 69069

2)

Uma empresa do ramo de fontes alternativas de energia, especificamente voltada às usinas solares fotovoltaicas, está em fase de elaboração do seu plano de negócios. Identifica-se que o ramo tem grande potencial de crescimento e faturamento, e que pode ganhar escalabilidade em pouco tempo. No entanto, pela sua atividade, é necessário realizar programas de segurança do trabalho e meio ambiente, a fim de verificar possíveis impactos causados pelas atividades da organização.

Sobre este tema, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:


I. A empresa deve aguardar fiscalização do Ministério do Trabalho e do Ministério do Meio Ambiente para, então, elaborar os planos de gerenciamento de risco.

II. Os planos de segurança e meio ambiente devem expressar a realidade, não fazendo nenhuma suposição e projeção para os próximos meses e/ou anos.

III. OPGR pode ser excelente ferramenta para a análise e gerenciamento de risco desta empresa.

IV. De acordo com a NR-9, o PGR deve conter, acima de tudo, os riscos ao meio ambiente (natural e construído) que o empreendimento pode causar.

V. Para esta empresa, é necessário treinamento e capacitação dos funcionários.


São verdadeiras:

Alternativas:

  • II, III e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.
  • III, IV e V, apenas.checkCORRETO
  • I, II e IV, apenas.
  • I, II e V, apenas.

Resolução comentada:

A I é incorreta, pois a empresa pode e deve se adiantar na elaboração de planos de risco e avaliação ambiental. A II é incorreta, pois é necessário realizar projeções para garantir o acompanhamento das ações estabelecidas nos planos. A III é correta, pois é ferramenta importante para esta finalidade, e que pode ajudar também na tomada de decisão. A IV é correta, pois os riscos ao meio ambiente natural e construído devem estar presentes no plano, além de ser pré-requisito para seu aceite. A V é correta, pois treinamento e capacitação estão previstos nas NRs desses programas.

Código da questão: 69063

3)

A avaliação dos riscos ambientais busca mapear todos os setores da empresa, a fim de promover a integridade, saúde e segurança do trabalhador, além a proteção ao meio ambiente natural. Assinale a alternativa correta acerca dos riscos ambientais em um ambiente natural.

Alternativas:

  • Avaliar os riscos ambientais é importante somente se a alta administração da organização estiver interessante e disposta a identificar possíveis falhas.
  • Os riscos para o meio ambiente não devem ser considerados, pois somente os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes estão presentes no PGR.
  • Os riscos ambientais se referem somente ao meio ambiente construído e não leva em consideração o meio ambiente natural (solo, água, resíduos).
  • É importante que se identifique os riscos ambientais de todas as atividades, pois, assim, é possível prevenir danos e diminuir impactos.checkCORRETO
  • Não é possível identificar os riscos ambientais para todas as organizações, pois as metodologias para avaliação de risco existem somente para determinadas empresas.

Resolução comentada:

É fundamental que se identifique os riscos ambientais, tanto no ambiente construído quanto no ambiente natural. Só assim é possível prevenir acidentes e informar aos colaboradores os riscos de sua atividade laboral. Além dos riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, avaliar riscos ecológicos. O fato da alta administração não compactuar com a necessidade de avaliar riscos ambientais, não faz sua importância diminuída, e as metodologias existentes podem ser aplicadas para todos os seguimentos das empresas, pois são moldáveis.

Código da questão: 69043

4)

Os resíduos Classe I são considerados _________ devido ao seu _________ e seus altos índices de contaminação. Por sua vez, os classificados como Classe II são, em geral, _________, exceto quando não se tem interesse econômico ou tecnologias disponíveis para reciclagem. Em ambos os casos, a _________ é extremamente necessária para a proteção do meio ambiente.


Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:

Alternativas:

  • Perigosos; potencial poluidor; rejeito; destinação correta.
  • Perigosos; potencial poluidor; recicláveis; destinação correta.checkCORRETO
  • Recicláveis; potencial poluidor; orgânicos; destinação correta.
  • Recicláveis; baixo risco; perigosos; destinação correta.
  • Perigosos; risco; não inertes; gestão.

Resolução comentada:

Os resíduos Classe I são considerados perigosos devido ao seu potencial poluidor e seus altos índices de contaminação. Por sua vez, os classificados como Classe II são, em geral, recicláveis, exceto quando não se tem interesse econômico ou tecnologias disponíveis para reciclagem. Em ambos os casos, a destinação correta é extremamente necessária para a proteção do meio ambiente.

Código da questão: 69046

5)

Uma indústria química está realizando manutenção e troca de alguns equipamentos para tecnologias mais atuais e menos poluentes. Os diretores perceberam que precisam aumentar sua competitividade de mercado, visto que os compradores de seus produtos estão cada vez exigindo mais garantias de processos com menor impacto ambiental possível.


Sobre a diminuição de impactos ambientais nos processos produtivos, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:


I. As empresas que buscam melhorar seus processos, por meio de ganhos tecnológicos, costumam ganhar espaço de mercado por atender empresas e pessoas preocupadas com o meio ambiente e com os recursos naturais.

II. O investimento em novas tecnologias que poluem menos é tão importante quanto a manutenção em dia de seus equipamentos atuais.

III. As ações de educação ambiental com funcionários podem diminuir ainda mais os riscos ao meio ambiente

IV. Deve-se avaliar se investir em novos equipamentos é uma solução viável, visto somente cumprir requisitos mínimos é o suficiente para ganhos de competitividade.

V. Para facilitar a competitividade, somente o bom relacionamento com outras empresas e o preço atrativo são suficientes.


São verdadeiras:

Alternativas:

  • I, II e IV, apenas.
  • I, II e III, apenas.checkCORRETO
  • II, III e V, apenas.
  • III, IV e V, apenas.
  • II, III e IV, apenas.

Resolução comentada:

A I é correta, pois cada vez mais as empresas buscam fazer negócios com outras que possuem valores parecidos. Se a empresa possui alguma certificação ambiental, isso fica ainda mais necessário. A II é correta, pois manter a manutenção dos equipamentos em dia também diminui os riscos ambientais. A III é correta, pois a educação ambiental também promove ganho de competitividade pela participação e cooperação dos funcionários. A IV é incorreta, pois, muitas vezes, somente cumprir o básico não é aceitável, visto que as normas sempre pedem uma melhoria contínua. A V é incorreta, pois a preocupação ambiental para cumprir requisitos legais também é importante.

Código da questão: 69056

6)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento legal, que visa a proteção do meio ambiente. Todos os resíduos gerados pela empresa devem ser descritos no Plano, com suas respectivas quantidades, medidas de contenção em caso de acidentes, quais empresas farão o transporte e destinação adequados, entre outros. Leia e associe as duas colunas conforme as recomendações do PGRS.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:

Alternativas:

  • I-A; II-B; III-C.
  • I-C; II-B; III-A.
  • I-B; II-C; III-A.
  • I-B; II-A; III-C.checkCORRETO
  • I-C; II-A; III-B.

Resolução comentada:

O PGRS e suas particularidades são estabelecidos pela PNRS através da Lei n. 12.305/2010.

Código da questão: 69048

7)

A NR-9 descreve, em seu texto, as diretrizes para a Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, além de estabelecer as os requisitos mínimos que devem conter no programa. Leia e associe as duas colunas conforme os requisitos desta Norma Regulamentadora.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:

Alternativas:

  • I-A; II-B; III-C.
  • I-A; II-C; III-B.
  • I-C; II-A; III-B.checkCORRETO
  • I-C; II-B; III-A.
  • I-B; II-C; III-A.

Resolução comentada:

A prevenção é o primeiro e mais importante passo para redução dos impactos ambientais. Nesta etapa, é essencial mapear todos os impactos existentes na organização e suas respectivas formas de melhoria. O segundo passo é a mitigação, onde é verificar os pontos possíveis de serem revertidos e diminuir os danos causados pela atividade da organização. O último passo é a recuperação/ compensação, por meio do ressarcimento, seja por meio de doação em espécie ou de materiais que promovam uma melhoria nas questões ambientais.

Código da questão: 69062

8)

O efluente líquido é considerado o resíduo na forma líquida proveniente dos processos produtivos, que recebe as características de sua utilização. Acerca dos efluentes líquidos, é correto afirmar:

Alternativas:

  • O efluente líquido não é considerado um passivo, pois pode ser constantemente reutilizado no processo produtivo.
  • O automonitoramento dos efluentes líquidos não são importantes em uma organização, somente quando se renova a licença ambiental.
  • No Brasil, ainda não há padrões estabelecidos para o lançamento de efluentes, sendo que estes podem ser lançados nos corpos hídricos.
  • Por se tratar de um resíduo não perigoso, o efluente líquido pode ser lançado nos copos hídricos.
  • O efluente líquido pode ser considerado um passivo, e este deve ser gerenciamento como tal.checkCORRETO

Resolução comentada:

O efluente líquido é um passivo ambiental e pode conter substâncias perigosas para o meio ambiente e a saúde. Nesse caso, não pode ser lançado no corpo hídrico sem tratamento adequado, nem utilizado no processo produtivo. O gerenciamento desse passivo é fundamental, e o automonitoramento é importante e necessário sempre, não somente para concessão de licença ambiental. No Brasil, os padrões de lançamento de efluentes são estabelecidos pela Resolução CONAMA n. 357/2005.

Código da questão: 69057

9)

Sobre a correta destinação dos resíduos sólidos, analise as afirmativas a seguir e classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A destinação final ambientalmente adequada é obrigação de todos os geradores, que têm a responsabilidade compartilhada estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

( ) O aterro sanitário é a forma adequada de destinar resíduos recicláveis, rejeitos e orgânicos.

( ) O resíduo orgânico pode ser reciclado por meio da compostagem, que é uma prática que reduz o volume do resíduo, não tem cheiro e não atrai vetores quando bem executada.

( ) O lixão a céu aberto está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, e pode funcionar desde que os catadores não exerçam sua atividade laboral no local.

( ) O aterro sanitário e o industrial tem construções e finalidades exatamente iguais.


Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

Alternativas:

  • V – F – V – F – F.checkCORRETO
  • F – V – V – F – F.
  • F– F – V – V – V.
  • V – V – F – V – F.
  • V – V – V – F – F.

Resolução comentada:

A primeira e a terceira afirmativas são verdadeiras.

Segunda – O aterro sanitário é a forma de destinação correta somente para os rejeitos.

Quarta – A PNRS estabelece o fim dos lixões para até o ano de 2024, onde os municípios devem se adequar e fomentar o gerenciamento correto dos resíduos sólidos.

Quinta – O aterro industrial possui camada dupla de impermeabilização de solo e também manta impermeabilizadora no seu fechamento.

Código da questão: 69047

10)

O impacto ambiental é definido por meio da Resolução CONAMA n. 001/86, como sendo quaisquer alterações nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causado por atividades humanas. Sobre os impactos ambientais causados pelas organizações, é correto afirmar que:

Alternativas:

  • A avaliação e os estudos ambientais não têm relação com o impacto ambiental.
  • As ações naturais causam mais impactos ambientais do que as antrópicas.
  • A ordem de prioridade para as medidas de controle de impacto ambiental são: prevenção, mitigação, recuperação/ compensaçãocheckCORRETO
  • Somente algumas empresas causam impacto ambiental, a depender do ramo de atividade da organização.
  • Não há necessidade de monitorar o impacto ambiental de uma organização, somente de identificá-los.

Resolução comentada:

Toda e qualquer organização gera impacto ambiental, por menor que seja, existindo, então, a necessidade de monitorar esses impactos e não somente de identificá-los. A avaliação e os estudos ambientais são uma forma de verificar e monitorar os impactos ambientais de uma organização, sendo que a ordem de prioridade deve ser a prevenção, mitigação, recuperação/ compensação. Levando em consideração todo o impacto que o ser humano causa ao meio ambiente, as ações naturais causam menos impactos do que as antrópicas.

Código da questão: 69064



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais