Buscar

Em relação ao direito de propriedade previsto na Constituição Federal, é correto afirmar: a) O Estado tem poderes para desapropriar a propriedade p...

Em relação ao direito de propriedade previsto na Constituição Federal, é correto afirmar:
a) O Estado tem poderes para desapropriar a propriedade privada para atender ao interesse público, dispensado o devido processo legal se estiver sendo descumprida a sua função social pelo proprietário.
b) Na Constituição Federal, a propriedade privada, como princípio da ordem econômica, sempre prevalece sobre o interesse social e a utilidade pública.
c) A propriedade é direito fundamental e princípio da ordem econômica, mas deverá cumprir sua função social.
d) A desapropriação-sanção se aplica a toda propriedade urbana que não cumpra com as diretrizes do Plano Diretor do Município, não gerando direito a indenização.
e) O direito de propriedade do particular, independentemente de sua produtividade e extensão, sempre falece perante as reivindicações dos movimentos sociais, em vista de sua utilidade pública, para fins de reforma agrária.

Essa pergunta também está no material:

Direito Constitucional Aplicado
1 pág.

Direito Penal Aplicado I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) A propriedade é direito fundamental e princípio da ordem econômica, mas deverá cumprir sua função social. A Constituição Federal prevê que a propriedade é um direito fundamental, mas que deve cumprir sua função social, ou seja, deve ser utilizada de forma a atender aos interesses da coletividade. O Estado tem o poder de desapropriar a propriedade privada para atender ao interesse público, mas deve seguir o devido processo legal e garantir a indenização justa ao proprietário. A desapropriação-sanção não se aplica a toda propriedade urbana que não cumpra com as diretrizes do Plano Diretor do Município, e o direito de propriedade do particular não falece perante as reivindicações dos movimentos sociais, mas deve ser conciliado com o interesse social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais