Buscar

(Mackenzie) Três pequenas esferas idênticas A, B e C estão eletrizadas com cargas elétricas AQ , BQ e CQ , respectivamente, encontram-se em e...

(Mackenzie) Três pequenas esferas idênticas A, B e C estão eletrizadas com cargas elétricas AQ , BQ e CQ , respectivamente, encontram-se em equilíbrio eletrostático sobre um plano horizontal liso, como mostra a figura abaixo. Quanto aos sinais das cargas elétricas de cada esfera eletrizada, podemos afirmar que

a) todas as esferas estão eletrizadas com cargas elétricas de mesmo sinal.
b) as esferas A e B estão eletrizadas com cargas elétricas positivas e a esfera C está eletrizada com cargas elétricas negativas.
c) as esferas A e B estão eletrizadas com cargas elétricas negativas e a esfera C está eletrizada com cargas elétricas positivas.
d) as esferas B e C estão eletrizadas com cargas elétricas negativas e a esfera A está eletrizada com cargas elétricas positivas.
e) as esferas A e C estão eletrizadas com cargas elétricas positivas e a esfera B está eletrizada com cargas elétricas negativas.

Essa pergunta também está no material:

ELETROSTÁTICA LISTA 1 - Aulas 01 a 03 - Carga Elétrica e Processos de Eletrização
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como as esferas estão em equilíbrio eletrostático, podemos afirmar que as cargas elétricas de sinais opostos se atraem e as cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Na figura, podemos observar que a esfera A está entre as esferas B e C, e que a esfera B está mais próxima da esfera C. Se as cargas elétricas de A e B fossem do mesmo sinal, elas se repeliriam e não estariam em equilíbrio. Portanto, podemos afirmar que as esferas A e B estão eletrizadas com cargas elétricas de sinais opostos. Como a esfera C está em equilíbrio com as esferas A e B, podemos concluir que a carga elétrica de C é do mesmo sinal da carga elétrica da esfera que está mais distante dela, que é a esfera B. Portanto, podemos afirmar que a esfera C está eletrizada com carga elétrica de sinal negativo. Assim, a alternativa correta é a letra b) as esferas A e B estão eletrizadas com cargas elétricas positivas e a esfera C está eletrizada com cargas elétricas negativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais