Logo Passei Direto
Buscar
A lei não obriga que as empresas provisionem e paguem aos seus titulares os juros sobre o capital próprio, entretanto, permite que a soma dos valores pagos a esse título seja deduzida da base de cálculo da provisão para contribuição social e da base de cálculo da provisão para o Imposto de Renda, desde que o respectivo valor seja calculado de acordo com a TJLP e que existam no momento do crédito lucros ou reservas de lucros em montante igual ou superior ao valor de duas vezes os juros a serem pagos ou creditados. Sobre o regulamento do Imposto de Renda de 1999, promovido pelo Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999, assinale a alternativa INCORRETA:

A O efetivo pagamento ou crédito dos juros fica condicionado à existência de lucros, computados antes da dedução dos juros, ou de lucros acumulados e reservas de lucros, em montante igual ou superior ao valor de duas vezes os juros a serem pagos ou creditados.
B A pessoa jurídica poderá deduzir, para efeitos de apuração do lucro real, os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP.
C Para os fins de cálculo da remuneração prevista nesse artigo, não será considerado o valor de reserva de reavaliação de bens ou direitos da pessoa jurídica, exceto se esta for adicionada na determinação da base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido.
D Extingue a possibilidade de a empresa deixar os lucros do período na conta de lucros a acumulados, tendo sempre a obrigação de destiná-los. Assim, os únicos valores de lucros de períodos anteriores poderão existir na empresa numa conta específica do patrimônio líquido denominado reserva de lucros.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA: A) O efetivo pagamento ou crédito dos juros fica condicionado à existência de lucros, computados antes da dedução dos juros, ou de lucros acumulados e reservas de lucros, em montante igual ou superior ao valor de duas vezes os juros a serem pagos ou creditados. - Esta afirmação está correta, pois reflete a exigência legal sobre a condição de lucros para o pagamento dos juros sobre capital próprio. B) A pessoa jurídica poderá deduzir, para efeitos de apuração do lucro real, os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP. - Esta afirmação também está correta, pois descreve a possibilidade de dedução dos juros conforme a legislação. C) Para os fins de cálculo da remuneração prevista nesse artigo, não será considerado o valor de reserva de reavaliação de bens ou direitos da pessoa jurídica, exceto se esta for adicionada na determinação da base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. - Esta afirmação está correta, pois a reserva de reavaliação não é considerada para o cálculo da remuneração. D) Extingue a possibilidade de a empresa deixar os lucros do período na conta de lucros acumulados, tendo sempre a obrigação de destiná-los. Assim, os únicos valores de lucros de períodos anteriores poderão existir na empresa numa conta específica do patrimônio líquido denominado reserva de lucros. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a empresa pode sim deixar os lucros acumulados e não é obrigatória a destinação imediata desses lucros. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra D, pois o regulamento do Imposto de Renda de 1999 não extingue a possibilidade de a empresa deixar os lucros do período na conta de lucros acumulados, tendo sempre a obrigação de destiná-los. A empresa pode optar por deixar os lucros na conta de lucros acumulados ou destiná-los para outras finalidades, como distribuição de dividendos, por exemplo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina