Buscar

A diabetes é um importante problema de saúde pública. No Brasil, sua prevalência média atingiu 5,6% em 2011, de acordo com o Ministério da Saúde, e...

A diabetes é um importante problema de saúde pública. No Brasil, sua prevalência média atingiu 5,6% em 2011, de acordo com o Ministério da Saúde, e estima-se que a doença aumente nas próximas décadas. A doença é uma condição de grande impacto social e econômico, onerosa para o Estado e para o indivíduo, além de ter uma elevada morbidade devido a complicações cardíacas, cerebrovasculares, vasculares periféricas, oculares, renais e neuropáticas, incapacitando o indivíduo e acelerando a morte dos doentes. Atualmente, também se reconhece a existência do indivíduo pré-diabético, com grande risco de desenvolver a doença. As figuras a seguir apresentam dados referentes à prevalência de diabetes (Figura 1) e a projeção de crescimento populacional brasileiro (Figura 2) de acordo com a idade.
Considerando os dados apresentados, responda ao que se pede nos itens a seguir.
a) Quais as razões do aumento da diabetes previsto para as próximas décadas? (valor: 4,0 pontos)
b) O que caracteriza clínica e laboratorialmente um indivíduo pré-diabético? (valor: 3,0 pontos)
c) Qual a importância do diagnóstico de indivíduos pré-diabéticos para ações de vigilância epidemiológica e políticas públicas? (valor: 3,0 pontos)

Essa pergunta também está no material:

Enade-Biomedicina provas com resposta de anos anteriores
267 pág.

Biomedicina Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) As razões para o aumento da diabetes previsto para as próximas décadas incluem o envelhecimento da população, o aumento da obesidade e do sedentarismo, além de fatores genéticos e ambientais. b) O indivíduo pré-diabético é aquele que apresenta níveis elevados de glicemia em jejum ou após a ingestão de alimentos, mas que ainda não atingiu o limiar para o diagnóstico de diabetes. Clinicamente, pode apresentar sintomas como sede excessiva, aumento da diurese e fadiga. Laboratorialmente, é caracterizado por níveis de glicemia em jejum entre 100 e 125 mg/dL ou níveis de glicemia após a ingestão de 75g de glicose entre 140 e 199 mg/dL. c) O diagnóstico de indivíduos pré-diabéticos é importante para ações de vigilância epidemiológica e políticas públicas, pois permite identificar pessoas com alto risco de desenvolver diabetes e implementar medidas preventivas, como mudanças no estilo de vida e tratamento medicamentoso, para evitar ou retardar a progressão da doença. Além disso, o diagnóstico precoce de diabetes e pré-diabetes pode reduzir a morbidade e mortalidade associadas à doença.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais