Buscar

Leveduras do gênero Candida são responsáveis por infecções superficiais e sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. Em micologia, o ...

Leveduras do gênero Candida são responsáveis por infecções superficiais e sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. Em micologia, o uso de ágar cromogênico auxilia na identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras desse gênero. Com relação às metodologias utilizadas para a identificação e o isolamento dessas leveduras, avalie as afirmações a seguir. I. O ágar cromogênico candida é o meio de cultura indicado para isolamento seletivo e identificação de leveduras e fungos filamentosos, com a propriedade para a diferenciação de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis. II. A inclusão de substratos cromogênicos no meio de cultura faz que as colônias de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis produzam diferentes cores, o que permite a detecção direta dessas espécies de leveduras na placa. III. Apesar de ser uma metodologia considerada sensível e específica para a identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras do gênero Candida, a técnica de ágar cromogênico apresenta limitações por não diferenciar Candida glabrata e Candida parapsilosis. IV. O meio de cultura ágar Sabouraud Dextrose com cloranfenicol e o de ágar cromogênico para Candida são eficazes para o isolamento de leveduras, sendo o ágar Sabouraud Dextrose o que apresenta maior eficácia na identificação presuntiva da maioria das leveduras do gênero Candida. É correto apenas o que se afirma em: a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.
I. O ágar cromogênico candida é o meio de cultura indicado para isolamento seletivo e identificação de leveduras e fungos filamentosos, com a propriedade para a diferenciação de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis.
II. A inclusão de substratos cromogênicos no meio de cultura faz que as colônias de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis produzam diferentes cores, o que permite a detecção direta dessas espécies de leveduras na placa.
III. Apesar de ser uma metodologia considerada sensível e específica para a identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras do gênero Candida, a técnica de ágar cromogênico apresenta limitações por não diferenciar Candida glabrata e Candida parapsilosis.
IV. O meio de cultura ágar Sabouraud Dextrose com cloranfenicol e o de ágar cromogênico para Candida são eficazes para o isolamento de leveduras, sendo o ágar Sabouraud Dextrose o que apresenta maior eficácia na identificação presuntiva da maioria das leveduras do gênero Candida.
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Enade-Biomedicina provas com resposta de anos anteriores
267 pág.

Biomedicina Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I e IV".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais