Buscar

O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), método usado durante a fertilização in vitro (FIV), permite o estudo de alterações genéticas e cro...

O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), método usado durante a fertilização in vitro (FIV), permite o estudo de alterações genéticas e cromossômicas no embrião antes de sua implantação no útero. Em relação a esse tema, avalie as afirmacoes a seguir.
I. O PGD é geralmente utilizado para diagnosticar alterações cromossômicas, não sendo recomendável, entretanto, para detectar condições mendelianas.
II. Esse método é recomendado para mulheres com histórico de abortos espontâneos repetidos, ou com idade materna avançada, ou com ciclos durante a FIV falhos e para casais portadores de rearranjos cromossômicos balanceados.
III. O PGD detecta alterações cromossômicas como aneuploidias, translocações, inversões, duplicações, deleções e doenças monogênicas.
IV. A hibridização fluorescente in situ (FISH) é o principal método usado na análise de alterações cromossômicas das células.
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Enade-Biomedicina provas com resposta de anos anteriores
267 pág.

Biomedicina Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) II, III e IV.". Justificativa: I. O PGD é geralmente utilizado para diagnosticar alterações cromossômicas, não sendo recomendável, entretanto, para detectar condições mendelianas. - Essa afirmação está correta, pois o PGD é utilizado para detectar alterações cromossômicas e não é recomendado para detectar condições mendelianas, que são alterações genéticas herdadas de forma autossômica dominante ou recessiva. II. Esse método é recomendado para mulheres com histórico de abortos espontâneos repetidos, ou com idade materna avançada, ou com ciclos durante a FIV falhos e para casais portadores de rearranjos cromossômicos balanceados. - Essa afirmação está correta, pois o PGD é recomendado para esses casos, já que pode ajudar a identificar embriões saudáveis para implantação. III. O PGD detecta alterações cromossômicas como aneuploidias, translocações, inversões, duplicações, deleções e doenças monogênicas. - Essa afirmação está correta, pois o PGD é capaz de detectar essas alterações cromossômicas e doenças monogênicas. IV. A hibridização fluorescente in situ (FISH) é o principal método usado na análise de alterações cromossômicas das células. - Essa afirmação está correta, pois o FISH é um dos principais métodos utilizados na análise de alterações cromossômicas das células. Portanto, as afirmativas II, III e IV estão corretas, sendo a alternativa correta a letra "e) II, III e IV."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais