Buscar

Sobre a gametogênese humana, assinale o que for correto. A gametogênese masculina (espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese) são proc...

Sobre a gametogênese humana, assinale o que for correto.
A gametogênese masculina (espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese) são processos muito semelhantes que diferem basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das meioses, ao final desses dois processos. Os espermatócitos primários originam, por mitose, 8 espermátides cada, que sofrem processo de diferenciação, transformando-se em espermatozoides. O flagelo do espermatozoide é formado a partir do acrossoma. No momento da ovulação, o que é expelido não é um óvulo, mas um ovócito II, pois a meiose ainda não está terminada. Durante a fecundação, com a penetração do espermatozóide, esse ovócito é estimulado, e então a meiose se completa.

a) A estrutura [I] representa o acrossomo, formado a partir da fusão das vesículas do complexo de Golgi, que contém enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando a fertilização.
b) Considerando-se os 46 cromossomos humanos como uma quantidade X de DNA, observados nos núcleos das espermatogônias e ovogônias; nos espermatócitos e ovócitos segundários também haverá X de DNA, porque essas células, resultantes da primeira divisão meiótica, possuem em seus núcleos 23 cromossomos duplicados.
c) Em mulheres, a gametogênese tem início na vida embrionária. Após a puberdade até a menopausa – caso haja fecundação – serão formados: um óvulo funcional e três glóbulos polares.
d) A evolução do óvulo virgem originando um adulto completo denomina-se partenogênese. Esse tipo de reprodução assexuada é o responsável, por exemplo, pela formação dos machos de abelhas e vespas, os zangões.

Essa pergunta também está no material:

Gametogênese: Produção de Células Sexuais
12 pág.

Enem EM Inacio De GoesEM Inacio De Goes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Em mulheres, a gametogênese tem início na vida embrionária. Após a puberdade até a menopausa – caso haja fecundação – serão formados: um óvulo funcional e três glóbulos polares. As outras alternativas estão incorretas: a) A estrutura [I] representa o acrossomo, que contém enzimas que modificam a permeabilidade da membrana do óvulo, facilitando a fertilização, mas não é formado a partir da fusão das vesículas do complexo de Golgi. b) Nos espermatócitos e ovócitos segundários haverá metade do número de cromossomos (23 cromossomos simples), pois a meiose já ocorreu. d) A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada em que o óvulo não é fertilizado, originando um indivíduo com genética idêntica à mãe, mas não é o processo de evolução do óvulo virgem originando um adulto completo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais