Buscar

Considerando que as principais categorias de fatores de risco para lesão/injúria renal aguda (IRA) incluem I - doenças que interferem na perfusão r...

Considerando que as principais categorias de fatores de risco para lesão/injúria renal aguda (IRA) incluem I - doenças que interferem na perfusão renal, II - doença renal preexistente, III - distúrbios eletrolíticos, IV - tratamento com fármacos nefrotóxicos, e V- influências dietéticas, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A má perfusão renal aumenta o risco de dano nefrotóxico e isquêmico ao rim, ainda mais com uso concomitante de fármacos como aminoglicosídeos e antiinflamatórios não esteroidais.
B) Desidratação, redução do débito cardíaco, diminuição da pressão oncótica e vasodilatação sistêmica afiguram-se como causas comuns à isquemia renal em cães e gatos.
C) Sepse, piometra e coagulação intravascular disseminada somente são consideradas doenças potencialmente desencadeadoras de IRA quando da presença de doença renal preexistente.
D) Danos tubulares agudos que levam à IRA são sugeridos pela presença de células e cilindros do epitélio renal no sedimento urinário, azotemia e comprometimento na concentração da urina.

Essa pergunta também está no material:

Residencia2017_Veterinaria_Prova_Tipo2 UFU
22 pág.

Patologia Geral Faculdade UNICFaculdade UNIC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra C, pois a sepse, piometra e coagulação intravascular disseminada são consideradas doenças potencialmente desencadeadoras de IRA, independentemente da presença de doença renal preexistente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais