Buscar

A notificação compulsória é a principal fonte de alimentação da Vigilância Epidemiológica, por meio da qual é possível desencadear ações visando ao...

A notificação compulsória é a principal fonte de alimentação da Vigilância Epidemiológica, por meio da qual é possível desencadear ações visando ao rápido controle e às intervenções na área de Vigilância em Saúde. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
Seu caráter compulsório da notificação implica em responsabilidades formais para todo cidadão e uma obrigação inerente ao exercício da medicina, bem como de outras profissões da área da saúde.
O envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito mesmo na ausência de casos, funcionando como um indicador de eficiência.
Os dados correspondentes às notificações compõem o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
As Secretarias Estaduais de Saúde e municípios podem adicionar e retirar da lista patologias de interesse local ou regional.
a) F ‒ V ‒ F ‒ F.
b) V ‒ V ‒ V ‒ F.
c) V ‒ F ‒ F ‒ V.
d) F ‒ F ‒ V ‒ V.
e) V ‒ V ‒ V ‒ V.

Essa pergunta também está no material:

residencia_2016_prova_medicina_veterinaria UFSM
20 pág.

Medicina Veterinária Fundação Universidade Federal de ViçosaFundação Universidade Federal de Viçosa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) V - V - V - F". Justificativa: - A primeira afirmativa é verdadeira, pois a notificação compulsória é uma obrigação legal para profissionais de saúde e cidadãos, conforme previsto na Lei nº 6.259/75. - A segunda afirmativa é verdadeira, pois o envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito mesmo na ausência de casos, para que se possa monitorar a ocorrência ou não de determinadas doenças. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois os dados das notificações compõem o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é um sistema de informação em saúde do Ministério da Saúde. - A quarta afirmativa é falsa, pois a lista de doenças de notificação compulsória é definida pelo Ministério da Saúde e não pode ser alterada pelas Secretarias Estaduais de Saúde e municípios.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais