Buscar

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a relação entre a Sociolinguística e o contexto educacional da Libras: A - O reco...

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a relação entre a Sociolinguística e o contexto educacional da Libras:

A - O reconhecimento de que a sinalização também é uma forma de oralidade é desnecessário, pois a Sociolinguística enfatiza a superioridade do letramento.
B - Quem usa Libras com desempenho satisfatório, produzindo textos com literariedade em Libras, não tem como dominar com bom desempenho a L2 escrita na sua experiência de aprendizado na escola.
C - Tanto nas aulas de L1 quanto nas de L2, a escola deve restringir sua proposta de ensino à oralidade, no caso do português, ou à sinalidade, no caso da Libras.
D - No ensino de Libras como L1 e do PBL2 de surdos, parte do conteúdo deve contemplar as práticas de oralidade em Libras e as práticas de letramento na L2.
E - As situações de comunicação em Libras e em PBL2 não são respaldadas como objeto de ensino e aprendizado a partir da Sociolinguística Interacional.

Essa pergunta também está no material:

QUESTOES LINGUAS DE SINAIS
23 pág.

Tópicos em Libras Surdez e Inclusão Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D - No ensino de Libras como L1 e do PBL2 de surdos, parte do conteúdo deve contemplar as práticas de oralidade em Libras e as práticas de letramento na L2. A Sociolinguística é uma área de estudo que se dedica a analisar a relação entre a língua e a sociedade, considerando aspectos como variação linguística, mudança linguística, bilinguismo, entre outros. No contexto educacional da Libras, a Sociolinguística é importante para compreender a relação entre a língua de sinais e a cultura surda, bem como para orientar práticas pedagógicas que valorizem a língua de sinais como língua natural dos surdos. Nesse sentido, a alternativa D está correta ao afirmar que no ensino de Libras como L1 e do PBL2 de surdos, parte do conteúdo deve contemplar as práticas de oralidade em Libras e as práticas de letramento na L2. Isso significa que é importante trabalhar tanto a oralidade em Libras quanto o letramento em português como segunda língua, para que os surdos possam se comunicar de forma efetiva em diferentes contextos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais