Buscar

Na concepção iorubana tradicional do mundo, as histórias míticas oferecem uma orientação importantíssima, uma espécie de referência última para a v...

Na concepção iorubana tradicional do mundo, as histórias míticas oferecem uma orientação importantíssima, uma espécie de referência última para a vida terrestre. É por meio delas que os sacerdotes buscam avaliar o mundo da concretude. Os mitos servem para interpretar a realidade: eles afirmam e reafirmam as verdades iorubanas e dão dicas de como deve se comportar para ter sucesso. De acordo com as leituras realizada no decorrer da unidade, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas:
( ) A cosmologia iorubana expressa nos mitos apresenta-se tanto como princípio quanto como meio e como fim
( ) A mitologia está na origem do mundo e é instrumento tanto para interagir com o mundo como para mantê-lo tal como descrito nos mitos.
( ) Para os iorubás antigos, tudo é novidade, tudo o que acontece nunca teria acontecido antes.
( ) Existe uma espécie de relação recíproca entre o “orum”, o mundo imaterial onde vivem os orixás e o “aiê”, mundo material onde vivem os seres humanos, uma vez que, em última instância, a força dos orixás se constrói a partir dos cultos e ritos promovidos pelos humanos.
( ) As histórias que revelam e comentam as guerras, brigas, paixões, amores, espertezas, conquistas e derrotas dos orixás assumem um papel de suma importância na cosmovisão iorubana.
Assinale a alternativa correta:
a. V, F, V, F, F
b. V, V, V, V, V
c. V, V, F, F, V
d. V, V, F, V, V
e. F, F, V, F, F

Essa pergunta também está no material:

Matriz Religiosa Oriental e Africana
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d": V, V, F, V, V. Justificativa: - A cosmologia iorubana expressa nos mitos apresenta-se tanto como princípio quanto como meio e como fim - Verdadeiro (V) - A mitologia está na origem do mundo e é instrumento tanto para interagir com o mundo como para mantê-lo tal como descrito nos mitos - Verdadeiro (V) - Para os iorubás antigos, tudo é novidade, tudo o que acontece nunca teria acontecido antes - Falso (F) - Existe uma espécie de relação recíproca entre o “orum”, o mundo imaterial onde vivem os orixás e o “aiê”, mundo material onde vivem os seres humanos, uma vez que, em última instância, a força dos orixás se constrói a partir dos cultos e ritos promovidos pelos humanos - Verdadeiro (V) - As histórias que revelam e comentam as guerras, brigas, paixões, amores, espertezas, conquistas e derrotas dos orixás assumem um papel de suma importância na cosmovisão iorubana - Verdadeiro (V)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais