Buscar

Sobre o populismo, leia o que Francisco Weffort, intelectual brasileiro, escreveu na década de 1970: "se no período oligárquico as massas se encon...

Sobre o populismo, leia o que Francisco Weffort, intelectual brasileiro, escreveu na década de 1970:

"se no período oligárquico as massas se encontram distanciadas de qualquer possibilidade de participação real, no período posterior - seja durante a Ditadura Vargas, seja durante a etapa democrática (1945-1964) - sua participação ocorrerá sempre sob a tutela de representantes de alguns dentre os grupos dominantes". (WEFFORT, F. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 67-68).

Na historiografia brasileira, como foram recebidas as ideias desse autor em relação ao populismo?
a. As ideias de Weffort sobre o populismo foram criticadas a partir da década de 1980, pois novos estudos mostraram que as classes populares também eram agentes de sua história.
b. As ideias de Weffort sobre o populismo foram endossadas por estudos posteriores, que mostraram que o Estado brasileiro, historicamente, tutela os trabalhadores.
c. As ideias de Weffort sobre o populismo são referendadas até os dias atuais, pois as classes trabalhadoras sempre estiveram tuteladas pelo Estado.
d. As ideias de Weffort sobre o populismo foram esquecidas à medida que nunca serviram para explicar o fenômeno populista no Brasil.
e. As ideias de Weffort sobre o populismo foram rechaçadas por completo ao final do século XX, pois focavam na manipulação das classes populares brasileiras.

Essa pergunta também está no material:

História do Brasil final
13 pág.

História do Brasil I Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A: As ideias de Weffort sobre o populismo foram criticadas a partir da década de 1980, pois novos estudos mostraram que as classes populares também eram agentes de sua história. As ideias de Weffort foram importantes para a compreensão do populismo na política brasileira, mas foram criticadas por alguns estudiosos a partir da década de 1980, que argumentaram que as classes populares também eram agentes de sua história e não apenas tuteladas pelos grupos dominantes. Portanto, a alternativa A é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais