Buscar

O registro e a exposição dessas incoerências políticas fizeram com que Juruna ganhasse voz na mídia e angariasse apoiadores em outros grupos margin...

O registro e a exposição dessas incoerências políticas fizeram com que Juruna ganhasse voz na mídia e angariasse apoiadores em outros grupos marginalizados da sociedade, como os trabalhadores.

a) (F) No texto, o racionalismo e a crença religiosa aparecem como elementos conectados e complementares. Desse modo, é incorreto afirmar que, para o autor, a fim de que se construa uma ação ética, é necessário dissociar a erudição, que pode estar associada à racionalidade, da religiosidade. Diferentemente disso, no contexto em que a filosofia tomista surgiu – Idade Média –, era comum que os líderes religiosos tivessem acesso a uma educação formal extensa, o que indica uma valorização da erudição no contexto religioso.
b) (F) Por meio do texto, infere-se que, para a realização de ações éticas e retas, os saberes filosóficos e científicos não podem ser segregados, mas aproximados. O autor estabelece um alinhamento entre o pensamento lógico e racional (científico) e a fé cristã (base da filosofia medieval) como o meio para a ação considerada por ele como ética e boa.
c) (V) Com base no texto, entende-se que, para a filosofia tomista, é por meio da razão que o indivíduo compreende a existência e a importância da lei eterna (Lei de Deus) e orienta os seus comportamentos na realização de atos voluntários bons, éticos ou retos, afastando-se de atitudes que, para o autor, são pecaminosas. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na visão de Tomás de Aquino, a ação se constrói na complementaridade entre a fé e o pensamento racional.
d) (F) De acordo com as informações do texto, os atos benevolentes e impiedosos não são indistintos, e sim bem diferenciados. Para o autor, um ato de bondade é aquele que se aproxima tanto da razão quanto da fé, enquanto um ato de maldade ou impiedoso se distancia desses princípios éticos.
e) (F) Tendo em vista que o texto não se propõe a diferenciar os valores extraídos da Bíblia e aqueles que foram definidos pela Igreja (eclesiásticos), é incorreto afirmar que ele estabelece uma hierarquia entre tais aspectos. Em vez disso, o texto trata da relação entre fé e razão, indicando que a complementaridade entre esses elementos fundamenta ações éticas e boas.

Essa pergunta também está no material:

6 SIMULADO SAS 2023 - DIA 1 - ENEM -GABARITO
31 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Com base no texto, entende-se que, para a filosofia tomista, é por meio da razão que o indivíduo compreende a existência e a importância da lei eterna (Lei de Deus) e orienta os seus comportamentos na realização de atos voluntários bons, éticos ou retos, afastando-se de atitudes que, para o autor, são pecaminosas. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na visão de Tomás de Aquino, a ação se constrói na complementaridade entre a fé e o pensamento racional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais